domingo, 10/12/2023
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioPreço da soja disponível recua 36,24% em Mato Grosso

Preço da soja disponível recua 36,24% em Mato Grosso

Banner animado
saca de soja

A saca de 60 quilos da soja disponível em Mato Grosso encerrou junho cotada a R$ 104,96 em média. O valor aponta uma desvalorização no comparativo anual de 36,24% em relação ao fechamento do mês em 2022, registrado em R$ 142,99 em média.

“A combinação do recorde na produção de Mato Grosso, dos prêmios negativos, recuo do dólar e pressão da CME-Group, foi o fator que motivou o “derretimento” no valor da oleaginosa no período”, pontua o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Ao se analisar a variação entre a última e penúltima semana de junho, o valor da oleaginosa fechou na média estadual com queda de 0,80%, pautado, principalmente, pela grande oferta do grão.

Vale destacar que ao final de maio Mato Grosso contava ainda com cerca de 30% da produção de soja para comercializar, segundo dados do Imea.

Preços não cobrem custo de produção

De acordo com o Imea, o preço praticado atualmente na soja não cobre o custo total da safra 2022/23 e nem do ciclo futuro, cuja semeadura começa no dia 16 de setembro.

“O que é uma preocupação para alguns produtores que ainda tem parte das despesas em aberto para a temporada. Por fim, o desdobramento da safra dos EUA continuará influenciando as cotações da soja em Chicago, e o produtor de Mato Grosso deve ficar atento a volatilidade para conseguir os melhores preços”, salienta o Instituto.

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes