Início Cultura, Turismo e Lazer Premiação celebra música africana

Premiação celebra música africana

144
0
Google search engine

Premiação celebra música africana

Festival reúne grandes nomes da música em diversos eventos em todo o continente. Premiação principal acontece em novembro

 

Angelique Kidjo, uma das estrelas da música africana, também participa da premiação Foto: Active Steve/Flickr

Angélique Kidjo, uma das estrelas da música africana, também participa da premiação
Foto: Active Steve/Flickr

Um dos maiores eventos anuais de música na África, o All Africa Music Awards (AFRIMA) é reconhecido pela União Africana como uma plataforma que promove, preserva e reconhece a rica cultura musical do continente.

Artistas de fama internacional, como os nigerianos Davido e 2Face, fazem parte da lista dos indicados a premiação. Outros pesos-pesados da música africana, como a banda sul-africana MiCasa, a cantora e embaixadora do Hospital da Criança Nelson Mandela, Zahara, também compõem a lista. Só os quatro totalizam 14 nominações.

O processo de votação está aberto no site oficial do evento. São 33 categorias regionais e continentais, sendo que 31 podem ser votadas pelo público até o dia 4 de novembro. A premiação vai acontecer em um domingo, 9 de novembro, e será televisionada ao vivo para mais de 80 países.

A celebração vai ser precedida por um festival durante os dias 4 e 7 de novembro com indicados e músicos de todo o território africano, e tanto a premiação quanto o festival vão ser realizados em Lagos, Nigéria.

No decorrer deste ano, diversos side-events com representantes do setor da música foram produzidos pelos organizadores do AFRIMA. A ideia principal desses eventos é enriquecer a celebração principal com workshops, conferências direcionadas a indústria musical na África e side-showsMbira é um instrumento típico da região da África subsaariana

Mbira é um instrumento típico da região da África subsaariana Foto: Moyogo/Wikimedia Commons

 

Foto: Moyogo/Wikimedia Commons

Um side-show foi realizado no dia 15 de outubro para expor a visão e os ideais da premiação. O concerto foi ancorado pelo comediante Gbenga Adeyinka e a atração principal foi o cantor de afro-pop, 2Face Idibia.

Riqueza musical africana

A cultura musical no continente africano é antiga, rica e plural. Cada região possui suas particularidades. A música africana na maioria das vezes é usada em contextos específicos que vão de rituais até situações cotidianas, como trabalho, casamento e posicionamentos políticos.

Na África subsaariana a música tradicional, que é passada de geração para geração, frequentemente tem finalidades funcionais e ritualísticas. Ela tem sua base em instrumentos de percussão e idiofônicos – instrumentos que o som é provocado por suas vibrações –, já no norte da África as melodias se assemelham às típicas do Oriente Médio, por exemplo.Redação brazilafrica