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Procon de Colíder investe no atendimento e registra avanços que melhoram a relação entre consumidor e comércio local

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Da Assessoria

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          Nesta sexta-feira (15.03) foi comemorado o Dia Internacional do Consumidor. Criado com a missão de orientar, educar, defender e proteger o cidadão, o Procon de Colíder fortaleceu o atendimento e investiu em ações de orientação para esclarecer dúvidas da população sobre o Código de Defesa do Consumidor. Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Administração e coordenado por Tiago Rosa de Souza Lima, o Procon vem ofertando no decorrer desses dois anos de gestão do prefeito Noboru Tomiyoshi um atendimento de qualidade e um serviço especializado e amparado na defesa dos direitos do comprador.  

           O número de ocorrências no Procon de Colíder, conforme Tiago Rosa, registrou um aumento devido às adequações, melhorias efetuadas e ao atendimento mais dinâmico e eficiente.  “O consumidor conta com atendimento capacitado. E, a partir desta gestão, temos aqui dentro o suporte de um assessor jurídico especialista na área”.

         O coordenador lembra que o relacionamento do comércio local com o consumidor melhorou muito nestes últimos dois anos. “Muitos lojistas não respeitavam o direito do consumidor. Hoje, conflitos envolvendo o comércio de Colíder é muito pequeno. Quase não existem. A maioria das reclamações é referente às operadoras, principalmente”, explica.

Para os atendimentos presenciais, a sede está localizada na rua Xingu, 42, no Setor Leste, em frente à biblioteca. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O telefone para informações é o (66) 3541-1658, com Fernanda Soares.

Entre 11 e 15 de março, o Procon realizou palestras escolas estaduais Milton Armando Pompeu de Barros, Professora Alzira Maria da Silva, Coronel Antônio Paes de Barros e Ceja Cleonice Miranda para orientar os estudantes sobre seus direitos como consumidor.

“É importante que as pessoas conheçam o nosso atendimento. Tiramos dúvidas, agilizamos as negociações e facilitamos a vida do consumidor”, diz Tiago Rosa.

15 DE MARÇO

Desde 1983, o Dia Internacional do Consumidor é comemorado em homenagem a data do famoso discurso do ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Ele ressaltou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.

“O Procon de Colíder parabeniza o consumidor pelo seu dia. O órgão está à disposição para esclarecimentos, reclamações, dúvidas ou sugestões. Para todos aqueles que por algum motivo sentirem prejudicados, a nossa unidade é o canal para intermediar uma solução”, enfatiza Tiago.

O secretário municipal de Planejamento, Fazenda e Administração, Vanderlei Borges, também elogia as empresas locais pela diminuição das queixas contra elas. “O empresário inteligente não quer que seu cliente tenha necessidade de recorrer ao Procon para valer seus direitos. Ao contrário, faz questão de ter o cliente satisfeito, procurando resolver os impasses de forma amigável”, avalia.

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

A principal finalidade do Procon é garantir a mediação de casos conflituosos entre os clientes e consumidores insatisfeitos com os serviços ou produtos disponibilizados por determinada empresa ou estabelecimento. 

O consumidor deve procurar o Procon para registrar as reclamações. Caso o Procon não consiga determinar um acordo entre as partes, o processo é encaminhado para o juizado especial cível.

Sergio Ober / Da Assessoria