Início COMUNIDADE EM PAUTA PROCURA-SE: Mato Grosso registra a 4ª maior taxa de desaparecimentos do país

PROCURA-SE: Mato Grosso registra a 4ª maior taxa de desaparecimentos do país

98
0
Google search engine

Levantamento mostra que, em números absolutos, estado teve aumento de 11,3% de desaparecimentos no comparativo entre 2020 e 2021.

Reprodução / PJC

roberto da costa barbosa desaparecido.png

Roberto da Costa Barbosa estava internado no Centro de Assistência Psicossocial Adauto Botelho, localizado no bairro Coophema em Cuiabá, até desaparecer no dia 03 de dezembro do ano passado. Há sete meses sem dar notícias a familiares, o homem de 48 anos integra a lista da Polícia Judiciária Civil de pessoas desaparecidas em Mato Grosso, que cresceu no último ano.

Dados de 2021 divulgados esta semana no Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que Mato Grosso possui atualmente a 4ª maior taxa de desaparecimento entre todas as Unidades Federativas do país. Com 53,7 desaparecimentos registrados a cada 100 mil habitantes, o estado fica atrás apenas do Distrito Federal (67,2), Rio Grande do Sul (55,6) e Roraima (54,2).

O levantamento mostra que, em números absolutos, Mato Grosso registrou aumento de 11,3% de desaparecimentos no comparativo entre 2020 e 2021. O número passou de 1.692 para 1.914. O crescimento é bem maior que o observado em nível nacional. Entre 2020, o Brasil possuia o registro de desaparecimento de 62.913, passando para 65.225 no ano seguinte, uma variação de 3,2%.

Uma ausência permanente

O acompanhamento e a interpretação de dados sobre o desaparecimento de pessoas no Brasil ainda é algo desafiador para os especialistas em segurança pública. Isto porque embora o registro de desaparecimento de pessoas seja algo frequente na rotina policial, até hoje não existe um tipo penal previsto em lei para classificação destes casos, que acabam entrando na burocracia policial como “fato atípico”.

O desaparecimento de uma pessoa pode estar associado a diferentes causas, pois pode ser voluntário ou fruto da ação de terceiros, pode ser fruto de problemas na proteção de pessoas em situação vulnerável ou relacionada a um crime, o que torna a compreensão destes números um desafio muito complexo.

PJC / PNB

page desaparecidos.jpg

Lista de desaparecidos em Mato Grosso cresceu 11,3% no último ano, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Divulgação e cadastro de pessoas desaparecidas em MT

A Polícia Civil de Mato Grosso criou, há cerca de dois anos, um banco de dados em uma página na internet para divulgar informações e auxiliar na localização de pessoas desaparecidas no estado. A ferramenta, disponível neste link, reúne informações conforme as ocorrências registradas nas Delegacias da Polícia Civil no estado e está anexada ao site da instituição, no link Desaparecidos.

A criação espaço de divulgação em 2020 atendeu à uma demanda antiga do Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (NPD). O NPD reúne o maior número de registros de pessoas desaparecidas no estado e a partir da ferramenta está sendo possível dar mais visibilidade às informações, que colaboram para localização de pessoas que estão desaparecidas em diferentes cidades de Mato Grosso e também em outros estados.

 

pnbonline