
          A Copel está desenvolvendo um programa de apoio à s atividades de agricultores familiares que residem nos municÃpios da área de influência da Usina Hidrelétrica ColÃder, em construção no nortão do Estado  do Mato Grosso.
            Por meio dessa iniciativa, cerca de cem propriedades de ColÃder, Itaúba, Nova Canaã do Norte e Cláudia vêm recebendo visitas técnicas mensais de engenheiros agrônomos que passam orientações aos moradores sobre agricultura sustentável, prioritariamente orgânica, buscando assegurar uma produção qualificada de alimentos e melhores condições de vida para as famÃlias.
          Além dessa assistência técnica de extensão rural, também estão sendo realizadas oficinas de capacitação em processos de gestão, beneficiamento e comercialização dos produtos da agricultura familiar para melhor as condições de inserção dos agricultores na cadeia produtiva local.
          A agricultora Marli Tibes, 58 anos, é uma das beneficiadas em Itaúba. Na chácara de meio hectare ela produz hortaliças, legumes e frutas para venda na região e garante que a produtividade já aumentou graças ao trabalho de consultoria patrocinado pela Copel: “O pessoal vem aqui, ouve nossas dúvidas e tem muita paciência para ensinar coisas novas. Estou usando as receitas naturais para controle de pragas e adubação da terra e tudo está dando resultadoâ€, conta.
   “Ao contrário do que se imagina, apesar da forte presença da monocultura de soja e da pecuária, a região da Usina ColÃder também é rica em diversidade produtiva de alimentos e o abastecimento do comércio local conta com a contribuição significativa das unidades familiares de produçãoâ€, destaca a superintendente de Meio Ambiente da Copel Geração e Transmissão, Luisa Nastari.
Da Assessoria
         O programa de Fomento e Monitoramento de Arranjos Produtivos Locais Sustentáveis é uma das medidas de compensação pela instalação da Usina ColÃder previstas no Projeto Básico Ambiental do empreendimento.