sábado, 24/02/2024
Banner animado
InícioGeralCiência e TecnologiaQuinze cidades do MT receberão liberação para a instalação da infraestrutura 5G...

Quinze cidades do MT receberão liberação para a instalação da infraestrutura 5G a partir da segunda-feira (04)

Banner animado
(Foto: Governo Federal)

A partir da próxima segunda-feira (04.12), 15 municípios do estado de Mato Grosso receberão liberação para a instalação da infraestrutura 5G. A decisão, anunciada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), abrange um total de 19 cidades na região Centro-Oeste.

O encontro do GAISPI, ocorrido nesta quarta-feira (29.11), consolidou uma medida que já beneficiou aproximadamente 172 milhões de brasileiros em todo o país. Dos 3.079 municípios que efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz, agora estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou o compromisso da Pasta em disponibilizar o serviço com qualidade para toda a sociedade. “Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado das operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, destacou o ministro.

Com a decisão do GAISPI, as operadoras agora podem solicitar a implantação do serviço nas localidades do centro-oeste contempladas. Mato Grosso lidera as liberações, com 15 municípios, seguido por Mato Grosso do Sul e Goiás, cada um com dois municípios beneficiados.

Dentre as 15 localidades contempladas em Mato Grosso, estão: Barra do Garças, Campo Verde, Dom Aquino, Nova Mutum, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Poxoréu, Comodoro, Lambari D’Oeste, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Santa Carmem, Santo Antônio do Leste, Vale de São Domingos e Vera.

Na região centro-oeste, também estão aptas a receber a faixa de frequência 3.5 GHz as cidades goianas de Aragarças e Bom Jesus de Goiás, beneficiando uma população de 42.348 pessoas. No Mato Grosso do Sul, os municípios de Caarapó e Rio Brilhante serão contemplados, levando o sinal 5G para mais de 68.200 habitantes.

As autorizações ocorrem após a conclusão da migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também assegurou investimentos das operadoras vencedoras para a distribuição de kits de recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

É importante ressaltar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades dependerá do planejamento e interesse de cada prestadora.

Da Redação / com pnbonline

Imagem ilustrativa destacada/internet

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes