Início Agronegócio Se não sancionar a lei, o governador não honrará o compromisso com...

Se não sancionar a lei, o governador não honrará o compromisso com o setor produtivo, diz Aprosoja-MT 

105
0
soja - fazenda - lavoura
Google search engine

A expectativa das entidades que representam o agro era que a aprovação do texto, acontecesse na segunda-feira (21)

governador Mauro Mendes, ainda não sancionou o projeto de lei 2256/2023 que corta os incentivos fiscais e a concessão de terrenos públicos a empresas que dificultem o desenvolvimento da agropecuária em Mato Grosso, em áreas não protegidas por leis ambientais. 

Esse projeto é aplicado a empresas signatárias da moratória da soja. A expectativa era que no início desta semana, o texto já tivesse sido aprovado. 

Conforme o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Beber, ao Conexão FPA-MT desta semana, a esperança é que seja sancionado sem nenhum veto e que, na regulamentação não haja nenhuma surpresa, para que algumas empresas ainda possam aplicar a moratória. 

moratória da soja patrulheiro agro 1

“É preciso lembrar que as empresas podiam atender esse mercado no exterior, lembrando que não é uma lei europeia, é diferente da lei anti desmatamento, é um acordo entre particulares que desde o início as empresas poderiam atender usando uma logística à parte e um sistema de rastreabilidade. Ao invés disso, escolheram criar uma lista”, explica. 

O presidente da Aprosoja-MT comenta que a moratória impacta mais de 65 municípios no estado por tirar a competitividade entre eles e mais de R$ 35 bilhões deixam de circular na economia estadual. 

Imagem:reprodulçao rede social