domingo, 03/03/2024
Banner animado
InícioGeralNEGOCIOS & CIASEBRAE: Ferramenta mostra ao empresário como reaprender e crescer no mercado

SEBRAE: Ferramenta mostra ao empresário como reaprender e crescer no mercado

Banner animado

Solução é oferecida pelo Sebrae e atua nas áreas de planejamento, indicadores, finanças, pessoas, processos e marketing.

Crédito: Juliano Duarte

Marco Antonio Wenzel, proprietário da Chique Dog, localizada em Sorriso

 

Caroline Rodrigues

                          Cuiabá/MT – Empresários de Mato Grosso afirmam que crescer no mercado depende de organização, controle e disposição para mudar. Tanto Marco Antonio Wenzel, do Chique Dog de Sorriso, como Iron Santana, da Evermax de Cuiabá, relatam que a gestão eficiente depende de aprender e reaprender constantemente.

                        Eles palestraram para gestores de Empresas de Pequeno Porte na manhã de terça-feira (29), no Centro Sebrae de Sustentabilidade, onde aconteceu o lançamento da 5º edição da Ferramenta de Gestão Avançada (FGA).

O evento aconteceu na capital mato-grossense e foi promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), responsável pela aplicação do FGA. A ferramenta atua na capacitação de gestores e conta com etapas em sala de aula e consultorias, com duração de aproximadamente um ano.

Santana participou do FGA na primeira edição, há três anos, e assegura que as provações são constantes ao longo do processo. Ele reestruturou toda a área administrativa e comercial e no decorrer das alterações, muitos colabores saíram e outros passaram a integrar a equipe. “É difícil, mas o valor do projeto precisa ser maior do que o interesse individual dos jogadores. E, muitos não conseguem sair da zona de conforto”.

Já para Marco Antonio Wenzel, o principal ganho foi entender que estava com dificuldades em visualizar os problemas. “Eu achava que estava tudo bom e quando comecei a escrever os processos, identifiquei os gargalos e iniciei a elaboração de melhorias. Vi que estava tomado pela soberba. Tudo pode melhorar sempre”.

Wenzel tinha participado de várias capacitações e consultorias do Sebrae e lembra que sempre aplicava alguma coisa, mas a maior parte das propostas ficavam em uma gaveta. A mesma coisa não aconteceu no FGA porque a metodologia conta com um “padrinho”, consultor responsável por fazer visitas constantes a empresa e cobrar a implantação das melhorias.

A analista do Sebrae e gestora do programa em Mato Grosso, Lucimeire Dias, explica que a solução contempla 211 horas de capacitação, sendo 127 horas de consultoria individualizada, 76 horas de workshops e mais 8 de encontros empresariais. Cada turma tem 15 empresas participantes e o cliente pode levar até dois integrantes da equipe além dele.

O PROGRAMA – O FGA, desenvolvido e aplicado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é um conjunto de ações que unem capacitações em sala de aula e consultorias individualizadas. O objetivo é dar suporte para o desenvolvimento das empresas, principalmente nas áreas de planejamento, indicadores, finanças, pessoas, processos e marketing.

Durante as atividades são aplicados dois diagnósticos, no começo e no final do trabalho. As avaliações geram índices, entre eles o de desenvolvimento.

Neste quesito, a empresa que menos teve melhoria desde a primeira edição, alcançou acréscimo de 25% e a com maior índice chegou a 75%. Para chegar ao cálculo, são elencadas variáveis como combate a inadimplência, aumento de faturamento, abertura de novos canais de comercialização e abertura de filiais.

As pessoas interessadas em participar do FGA podem ligar no 0800-570 0800 e se inscrever no evento. É importante lembrar que a solução é indicada para Empresas de Pequeno Porte, ou seja, com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões.

Crédito: Juliano Duarte

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes