domingo, 26/05/2024
Banner animado
InícioCultura, Turismo e Lazer Secel fomenta apresentações de teatro em municípios de MT e turnê de...

 Secel fomenta apresentações de teatro em municípios de MT e turnê de banda cuiabana

Banner animado
Projetos terão apresentações a partir deste fim de semana; confira a programação

Graciele Leite | Secel-MT

Banda Calorosa inicia turnê nacional por meio de projeto de circulação selecionado no Edital Viver Cultura – Foto por: Cami BarrosBanda Calorosa inicia turnê nacional por meio de projeto de circulação selecionado no Edital Viver Cultura

Mais três projetos realizados por meio do Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), serão lançados até o fim de abril.  Em Rondonópolis, os moradores poderão assistir à ‘Cidade de Pedra: a menina que queria sentir’, neste fim de semana. Pelo Brasil, a banda Calorosa ganha novos públicos com shows em diferentes Estados. Em Cuiabá, terá apresentação da peça ‘Curriculum Vital’.O espetáculo ‘Cidade de Pedra: a menina que queria sentir’ será apresentado neste fim de semana pelo Grupo Terpis, às 14h, na Universidade Federal de Rondonópolis. A entrada é gratuita. 

A peça conta a história de uma criança em um processo de autoconfiança, que recebe apoio de espíritos da natureza quando descobre sentimentos de medo, raiva e alegria. A proposta é explorar a ancestralidade territorial, resgatar valores simbólicos da geografia e história de Rondonópolis, conhecida como Cidade de Pedra por abrigar um complexo rochoso de sítios rupestres.

Cidade de Pedra: a menina que queria sentir, peça selecionada no Edital Viver Cultura
Créditos: Divulgação

O espetáculo foi pensado como uma apresentação audiovisual, que mescla cinema, dança contemporânea e teatro. “A ideia é mostrar uma trajetória de busca, que põe em evidência a celebração de descobertas de sentimentos que fazem parte da vida. É uma peça para falar do reencontro, da simbiose entre o eu e a ancestralidade”, explica Laura Moraes, idealizadora do espetáculo.

A banda mato-grossense Calorosa alcança novos públicos e segue viagem para novos territórios com lançamento da turnê nacional, que inicia neste mês, após selecionar projeto de circulação no Edital Viver Cultura.

O grupo parte para Brasília (26.04), Goiânia (27.04), Campo Grande (28.04) e São Paulo (30.04), levando um show dançante que mescla ritmos contemporâneos e cultura popular mato-grossense.

Banda Calorosa
Créditos: Ju Queiroz

“A gente tem construído uma identidade em sintonia com o contexto social e político no qual estamos inseridos, mas de olho no global. Então, aliamos manifestações populares tradicionais de Mato Grosso, como o cururu, siriri, rasqueado e lambadão, com o reggae, rock e eletrônico. Essa ressignificação dialoga tanto com a identidade tropical brasileira, quanto com a produção do pop atual. É assim que surge o pop tropical pantamazônico”, descreve Karola Nunes, integrante do grupo.

A banda acredita também que a arte pode ser aliada da defesa de direitos sociais, e um dos destaques do repertório da banda, o ‘Manifesto calorista’ celebra a ancestralidade negra, indígena e ribeirinha. A música também inspira o nome da turnê: ‘O mato cresce num instante e engole o muro’.

Peça Curriculum Vital – selecionada no Edital Viver Cultura
Créditos: Divulgação

A peça ‘Curriculum Vital’ traz uma reflexão sobre a precarização do mercado de trabalho, e as consequências que o sistema produtivo provoca na vida dos trabalhadores. Com estreia no dia 30 de abril, na Casa Cuiabana, ela terá apresentações também nos dias 01, 03 e 04 de maio.

A entrada é gratuita, e os ingressos já estão praticamente esgotados. Tanto que a produção abriu sessão extra para atender à procura do público. O ingresso poderá ser retirado na internet, pelo Sympla, a partir desta segunda-feira (22.04).

“A intenção é a de gerar discussões sobre a precarização do mercado de trabalho e, sobretudo, refletir sobre quem nos tornamos e o que deixamos no decorrer do caminho”, explica Geovana Rodrigues, que assina direção e dramaturgia do projeto. Ela atua ao lado de Lucas Visan, que também é idealizador da peça selecionada no Edital Viver Cultura.

Serviço

Espetáculo: Cidade de Pedra: a menina que queria sentir
Data e horário: Sábado (20.04), às 14h
Local: Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade da Universidade Federal de Rondonópolis
Ingresso: Entrada é gratuita

Turnê nacional Banda Calorosa
26/04 – Show Calorosa e Corujones – Brasília, 21h
27/04 – Shows Calorosa e Mundhumano – Goiânia, 21h
28/04 – Shows Calorosa e Dovalle – Campo Grande, 19h
30/04 – Noite Cuiabana com Calorosa e Paulo Monarco + Dj Dieguito Reis – São Paulo, 21h
Mais informações: @bandacalorosa

Espetáculo: Curriculum Vital
Datas: 30/04, 01/05, 03/05 e 04/05
Horários: 19h30 e 21h
Local: Casa Cuiabana
Ingressos gratuitos: LINK AQUI  
Mais informações: Instagram @curriculovital

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes