Início COMUNIDADE EM PAUTA Seciteci anuncia os 12 municípios de MT vencedores da 2º edição do...

Seciteci anuncia os 12 municípios de MT vencedores da 2º edição do Prêmio Cidades Inovadoras; confira

148
0
Google search engine
seciteci.jpg

Da redação/Com Assessoria

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) revelou, nesta segunda-feira (8.9), os 12 municípios ganhadores da 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras. O anúncio foi feito durante uma cerimônia realizada no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá.

A premiação é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, promovida pela Seciteci, em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). O objetivo do prêmio é reconhecer cidades mato-grossenses que investiram em projetos inovadores com soluções sustentáveis e de impacto social.

Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro a premiar municípios que investem em projetos de inovação. “Estamos incentivando as cidades a se preocuparem com a qualidade de vida de seu povo, diminuindo a distância entre a população e o serviço público”, afirmou.

Nesta edição, 16 municípios chegaram à etapa final após passarem por triagem documental, avaliação técnica e entrevistas de validação. Os projetos foram analisados por uma banca de juízes formada por representantes do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) e pela equipe do Parque Tecnológico, que definiram os finalistas de acordo com a categoria inscrita.

Os municípios concorreram em quatro categorias, que consideraram o número de habitantes estabelecido: categoria A (Até 10.000 habitantes), categoria B (De 10.001 a 25.000), categoria C (De 25.001 a 50.000) e categoria D (Acima de 50.000).

Os vencedores receberão uma Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) nível 03, que possibilitará a inserção de um pesquisador consultor técnico no município por até 12 meses.

“Esses consultores serão profissionais altamente qualificados que vão ajudar os gestores a desenvolver os projetos premiados. É a Seciteci criando uma nova forma de ajudar as cidades a se tornarem cada vez mais inteligentes para atender à sua população”, explicou o secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação, Rodrigo Zanin.

Os ganhadores também receberão prêmios como imersões nacionais e internacionais em eventos de referência na área da inovação, como o Smart City Week Curitiba e o Smart City Week Barcelona, na Espanha, além de ampla divulgação em mídias nacionais e internacionais.

Todos os municípios finalistas, mesmo os não premiados, receberam certificados de reconhecimento e um feedback detalhado sobre cada etapa da avaliação.

Confira os municípios premiados:

Categoria A (até 10 mil hab.): 1º Barão do Melgaço, 2º Castanheira, 3º Lambari D’Oeste.

Categoria B (10.001 a 25.000 hab.): 1º Araputanga, 2º Alto Araguaia, 3º Chapada dos Guimarães.

Categoria C (25.001 a 50.000 hab.): 1º Água Boa, 2º Campo Verde, 3º Juína.

Categoria D (mais de 50 mil hab.): 1º Nova Mutum, 2º Sorriso, 3º Tangará da Serra.