
Camila Cecilio | Seduc/MT

         O professor José Ferreira de França, diretor da Escola Estadual Irany Jaime Farina, localizada na região rural de Guarantã do Norte, recebeu o secretário de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Marco Marrafon, para mostrar a estrutura do local.
        Eles percorreram os corredores da escola, que atingiu 6,5 no Ãndice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015 – o maior do municÃpio na rede estadual – para verificar as condições das salas de aula, banheiros, cozinha, sala dos professores e demais dependências e, em seguida, detectar as necessidades e demandas imediatas.Â
         Para o diretor, que participou da reunião realizada entre os profissionais da Educação da região norte, governador Pedro Taques e Marrafon, na última sexta-feira (09.10), em Peixoto de Azevedo, esse foi um momento histórico, já que foi a primeira vez que a escola recebeu a visita de um secretário de Educação.
          “Fiquei muito feliz com a reunião e agora tivemos a honra de receber o secretário Marrafon aqui, mostrando a realidade e as demandas que a escola possui para melhorar cada vez mais. Hoje, estamos em 1º lugar no municÃpio no Ideb e ficamos muito felizes porque atribuÃmos esse resultado à comunidade escolar, pais, e à  Seduc, que tem nos apoiado sempre que precisamosâ€, avalia França.Â
         O secretário Marco Marrafon visitou outras cinco escolas estaduais em Guarantã do Norte, quatro em Peixoto de Azevedo e três escolas e um Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) em Matupá durante a segunda edição da Caravana da Transformação.
           Para ele, as visitas são importantes para manter contato direto com a realidade local e conhecer as boas práticas de cada unidade, como ações e projetos que poderão ser incentivados e expandidos para outras escolas.Â
         “Neste primeiro momento sabemos que há muitas demandas e faremos o máximo possÃvel para atender as necessidades emergenciais, a fim de que a melhoria da ambiência escolar possa ser traduzida, também, em um melhor ambiente para evoluirmos com o Ideb e com o ensinoâ€, reforçou.Â
         O assessor pedagógico de Guarantã do Norte, Sérgio Alberto Pereira, disse que as visitas foram produtivas. “Não é algo normal para nós a visita de um secretário, e acredito que, a partir do momento em que nos aproximamos, fica mais fácil defender a polÃtica e defender aquilo que está sendo colocado pela gestão, porque passamos a conhecer as dificuldades da secretaria, ver aquilo que ela está tentando e o que não consegue fazer de imediato. Então, é muito bom saber que as coisas estão andandoâ€, afirmou.Â
        Já em Peixoto de Azevedo, uma das escolas em que Marrafon esteve foi a estadual Luciene Cardoso de Oliveira, que apresenta diversos problemas estruturais. A diretora Lucélia de Oliveira Lopes conta que essa é a maior dificuldade, já que a construção é antiga. “Pedimos a construção de uma nova escola e ficamos muito felizes porque o secretário e o governador responderam que, no ano que vem, vai começar o processo para construção de novas escolas no Estadoâ€, destacou.
        Mesmo com problemas na estrutura fÃsica de algumas escolas, o secretário de Educação avalia que a primeira impressão das unidades foi bastante positiva por conta do cuidado dos diretores com os espaços escolares. “Tenho que ressaltar o papel dos profissionais da Educação porque as escolas estão efetivamente bem cuidadas, limpas, e, na medida do possÃvel, com a pintura adequada. Então, a gente precisa ir além, uma vez que eles também não têm todos os instrumentos para promover reformas e mudanças necessárias. Eles estão trabalhando de maneira muito eficiente, o que se viu nos resultados do Idebâ€, ressaltou Marrafon.Â
CefaproÂ
         Outra unidade que recebeu o secretário de Educação, Marco Marrafon, foi o Cefapro de Matupá. O centro atende profissionais de outros seis municÃpios do extremo Norte do Estado (Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Nova Guarita, Terra Nova e Marcelândia). Ao todo, são 36 escolas estaduais envolvidas nas ações de formação e atualização profissionais.Â
        A diretora do Cefapro, Marta Tibola, pontuou a necessidade de expandir a formação para atender melhor as escolas, e fazer com que os educadores possam melhorar o Ideb, a aprendizagem e a proficiência. “Esse é o sonho dos professores, dos diretores e de toda a comunidade escolar. Por isso, para nós, a presença do secretário é essencial, pois são nesses momentos que podemos colocar nossas necessidades, ser ouvidos e contar com a ajuda nesse processoâ€.Â
A formação profissional é um dos pontos que serão contemplados com o programa Pró-Escola, que tem o objetivo de melhorar os eixos: Estrutura, Ensino e Inovação, em todo o Estado, e será lançado nas próximas semanas pela Seduc.Â
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