Silval, Nadaf e Marcel De Cursi vão continuar presos; Defesas irão recorrer ao STJ
Presos há 56 dias, ex-gestores vão continuar no Centro de Custódia
Laice Souza/blogdoantero
As defesas do ex-governador e dos ex-secretários deverão recorrer ao STJ
            O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e os ex-secretários Mário Nadaf (Indústria) e Marcel De Cursi (Fazenda) vão continuar presos. A Segunda Câmara Criminal, por maioria, negou os pedidos de liberdade. Eles estão presos desde o dia 15 de setembro, sob a acusação de participação em um esquema criminoso de cobrança de propina para concessão de incentivos fiscais.
As decisões que negaram a liberdade dos três acusados foram proferidas na tarde desta quarta-feira (11). Os três habeas corpus foram decididos com o voto do desembargador Rondon Bassil, que desempatou o julgamento.
“Os indÃcios de autoria encontram amplo substrato, não se resumindo em meras impressões pessoais do empresário delator [ João Batista Rosa, que delatou o esquema], considero satisfeitos os requisitos da prisão preventiva, por sua vez estão fundamentados a contento na decisão atacada”, destacou.
Ainda de acordo com ele, o ex-governador Silval Barbosa tem “grande influência polÃtica”, que restou demonstrada, principalmente pela ação na tentativa de liberar a esposa dele, Roseli Barbosa, ao ligar para o vice-presidente da República Michel Temer.
O desembargador ainda destacou que a ação penal está “em fase embrionária e o grupo criminosa estaria tentando evitar a produção de provas contra a organização”. O fato, na avaliação de Rondon, estaria demonstrado nas interceptações telefônicas contidas nos autos.