terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASSOJA: falta de chuva no Centro-Oeste pode causar prejuízos

SOJA: falta de chuva no Centro-Oeste pode causar prejuízos

Banner animado

Segundo o presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, a falta de chuva está afetando principalmente os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás

  • Gabriel Azevedo/Canal Rural
plantio soja foto pedro silvestre canal rural mato grosso
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

A falta de chuva no Centro-Oeste do Brasil está preocupando os produtores de soja. O plantio da oleaginosa já está em curso na região, mas o déficit hídrico pode causar prejuízos.

Até a última semana, o plantio de soja brasileira atingiu apenas 38,41%, contra 52,31% em 2022 e 44,94% na média dos últimos 5 anos. O avanço nacional da colheita teve o pior desempenho desde 2015.

Segundo o presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, a falta de chuva está afetando principalmente os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás

“O atraso no plantio, o próprio replante, vai acabar condenando a produção de soja, com certeza, mas vai afetar muito mais gravemente a segunda safra, que normalmente é o milho que é plantado agora”, afirmou.

consultor comercial da Pátria Agronegócios, Ronaty Makuko, explica que a soja que já foi plantada está com dificuldade hídrica. “Se o tempo continuar seco nos próximos dias, a gente tem uma perda produtiva”, disse.

No entanto, Makuko afirma que há uma perspectiva de chuvas na região a partir do dia 5 de novembro. “Se essas chuvas virem e se confirmarem, é positivo para o plantio”, disse.

Mesmo assim, os produtores de soja devem ficar atentos ao clima nas próximas semanas.

O consultor também destaca que a falta de chuva pode afetar o preço do milho.

“O mercado do milho é um mercado que tem potencial para mais de R$ 10 de alta até meados de março/abril do ano que vem”, disse.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes