domingo, 21/04/2024
Banner animado
InícioGeralCiência e TecnologiaTáxis voadores devem decolar (de vez) ainda em 2023

Táxis voadores devem decolar (de vez) ainda em 2023

Banner animado

Inicialmente, os táxis voadores seguirão restrições pensadas para garantir a segurança e integração com as estruturas comerciais existentes

Pedro Borges Spadoni  / Olhardigital

A EHang, fabricante chinesa de táxis voadores, promete entregar os primeiros modelos de eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) ainda em 2023.

Para quem tem pressa:

  • A EHang, fabricante chinesa de táxis voadores, planeja entregar os primeiros modelos de eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) ainda em 2023;
  • A polícia da Espanha está entre os clientes interessados em adicionar eVTOLs à sua frota;
  • O modelo mais famoso da EHang, o EH216-S, possui certificação do governo chinês para operar, mas ainda aguarda duas licenças para começar a funcionar comercialmente;
  • A EHang planeja monitorar os voos de perto com observadores adicionais quando os táxis voadores começarem a operar;
  • Inicialmente, os veículos terão restrições para garantir a segurança e integração com as estruturas comerciais existentes.

Entre os clientes anunciados pela empresa, está a polícia da Espanha, que tem interesse em acrescentar eVTOLs à sua frota.

O EH216-S, modelo mais famoso da EHang, tem a certificação do governo da China para operar. No entanto, ainda faltam duas licenças para os trabalhos dos táxis voadores começarem de fato no país.

PUBLICIDADE

Táxis voadores da China

Táxi voador no ar
(Imagem: Divulgação/EHang)

A EHang informou que vai monitorar de perto os voos, com observadores adicionais, quando os táxis voadores começarem a operar no país.

Os veículos vão operar inicialmente com algumas restrições, pensadas para segurança e integração das estruturas comerciais existentes na China. Além disso, a ideia é que os eVTOLs da EHang alcem voos cada vez mais altos.

O EH12-S completou o primeiro voo autônomo com dois passageiros a bordo no Japão no começo de 2023. O evento aconteceu na província de Oita, onde a aeronave elétrica chinesa pôde ser vista voando ao longo da costa da Praia de Tanoura sem piloto no cockpit.

Carros voadores no Brasil

Ilustração de carro voador da Embraer no ar
(Imagem: Divulgação/Embraer)

A fabricante de aeronaves Eve Air Mobility, controlada pela Embraer, anunciou, em julho, que o primeiro “carro voador” brasileiro vai ser de Taubaté, no interior do estado de São Paulo. Isso porque os eVTOLs serão produzidos lá.

Os carros voadores serão fabricados numa unidade já existente da Embraer na cidade. Mas essa unidade será ampliada para receber a linha de produção dos veículos. Os primeiros modelos devem sair da fábrica a partir de 2026.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes