Tendência muda apenas no sábado.
A semana promete ser marcada por tempo seco e temperaturas elevadas em Cuiabá, capital do Mato Grosso. De acordo com a empresa de meteorologia Clima Tempo, a umidade relativa do ar estará em níveis de alerta. O cenário exige atenção da população e a adoção de medidas preventivas para evitar problemas de saúde.
A segunda-feira (24.07) será de sol intenso e o céu estará sem nuvens. A noite será igualmente aberta e sem nuvens. A mínima de será de 19ºC e máxima de 36ºC. A umidade mínima prevista é de 15%, já apontando para um estado de alerta de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). A terça-feira (25.07) seguirá a mesma tendência, com um dia ensolarado e sem nuvens no céu. A noite será também sem a presença de nuvens. A umidade relativa do ar mínima será de 17%, e as temperaturas variarão entre 20ºC e 36ºC.
A quarta-feira (26.07) não apresentará mudanças significativas no padrão climático, mantendo-se o sol o dia todo e o céu sem nuvens. A umidade mínima prevista é de 17%, e as temperaturas ficarão entre 19ºC e 37ºC. Para a quinta-feira (27.07), a previsão indica a presença de algumas nuvens durante o dia, mas sem ocorrência de chuvas. À noite, o céu ficará parcialmente nublado, e a umidade mínima será de 14%. As temperaturas devem variar entre 21ºC e 38ºC.
Na sexta-feira (28.07), o sol estará acompanhado de algumas nuvens, sem previsão de chuva. A umidade relativa do ar atingirá 15%, requerendo cuidados adicionais. As temperaturas variarão entre 21ºC e 38ºC. Já no sábado (29.07), o cenário permanecerá com sol e poucas nuvens, sem expectativa de chuva. A umidade mínima será de 17%, e as temperaturas oscilarão entre 18ºC e 33ºC.
No domingo (30.07), o sol continuará presente, mas com a presença de muitas nuvens ao longo do dia e noite com céu parcialmente nublado. A umidade mínima prevista será de 16%, e as temperaturas variarão entre 16ºC e 33ºC.
Baixa umidade
Conforme os padrões estabelecidos pela OMS, a umidade relativa do ar entre 12% e 20% é considerada estado de alerta. Diante disso, é fundamental que a população esteja atenta aos cuidados necessários para proteger a saúde e o bem-estar:
É recomendado observar as recomendações do estado de atenção, evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados e utilizar soro fisiológico para olhos e narinas para evitar o ressecamento.
Imagem destacada ilustrativa divulgação/internet