terça-feira, 21/05/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbienteTemporais trazem risco de transtornos; veja como fica o tempo hoje em...

Temporais trazem risco de transtornos; veja como fica o tempo hoje em cada região

Banner animado

Defesa Civil de Santa Catarina indica potencial para deslizamento de terra no litoral sul do estado

previsão do tempo, chuvas, temporal, chuva, inmet, clima
Foto: Freepik

Nesta sexta-feira (12), o destaque da meteorologia vai para a região Sul, que vai contar com a presença de uma frente fria e um cavado trazendo temporais e possíveis transtornos para o Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu um alerta para o risco de deslizamentos de terra decorrentes dos temporais no litoral sul do estado. Trabalhos como a colheita do arroz, soja, milho e feijão devem ficar interrompidos.

Já o Paraná vai seguir com o tempo mais firme, e parte das lavouras de milho segunda safra à espera de umidade. “Essa chuva mais significativa tanto para o Paraná quanto para Mato Grosso do Sul virá na semana que vem”, diz o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller. 

No Centro-Oeste, a Alta da Bolívia ajuda a manter a entrada de umidade em Mato Grosso, onde as lavouras de milho segunda safra estão se desenvolvendo bem.

O mesmo acontece para boa parte de Goiás. A região produtora de Jataí, no sudoeste do estado, tem recebido cerca de 50 milímetros de chuva, o que tem ajudado muito no desenvolvimento dos cultivos.

Em Mato Grosso do Sul, as pancadas são mais irregulares especialmente no sul do estado.

No Sudeste, uma frente fria avança para alto mar e provoca aumento da umidade no leste da região. A chuva acontece a qualquer momento desde o litoral e leste de São Paulo ao estado do Rio de Janeiro e cidades do sul de Minas Gerais. Chove fraco no Espírito Santo e há condição de pancadas à tarde na Zona da Mata e na capital mineira. Tempo firme apenas no norte de Minas Gerais

No Nordeste, sol entre nuvens e chuva a qualquer momento no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará. A borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) vai trazer mais umidade para a costa leste nordestina e pode chover a qualquer momento desde o Rio Grande do Norte até o litoral norte da Bahia.

Tempo firme apenas no centro-norte baiano, mas com sol e pancadas moderadas a forte nas outras regiões do sertão e interior do Nordeste.

No Norte, a sexta-feira terá muitas nuvens e risco ainda de temporais no leste e sul do Amapá e no litoral do Pará. Não chove no centro-norte de Roraima, mas no restante da região há condição de pancadas moderadas a forte e risco de trovoadas.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes