Registros do eclipse solar anular em diversos pontos do continente americano tomaram conta das redes sociais neste sábado (14)
Neste sábado (14), quase um bilhão de pessoas em grande parte do continente americano assistiram à passagem da Lua entre o Sol e a Terra criando um verdadeiro espetáculo celeste: o eclipse solar anular (saiba tudo aqui).
O evento começou às 13h13 (pelo horário de Brasília), nos EUA, na região de Oregon. Depois de passar pelo canto nordeste da Califórnia, ele viajou por Nevada e Utah, para então cobrir o nordeste do Arizona e o sudoeste do Colorado, Novo México e Texas, antes de entrar no Golfo do México.
O eclipse também passou por partes do México, América Central e Colômbia, terminando no Atlântico após atravessar todo o Brasil.Nem todas as regiões do país puderam ver o “anel de fogo”, apenas algumas cidades do Norte e Nordeste. Mas todo mundo pôde admirar o fenômeno completo – pela internet! O Olhar Digital transmitiu o evento em tempo real. Relembre:
Confira algumas imagens internacionais do eclipse solar
Como já era de se esperar, imagens do eclipse solar anular tomaram conta das redes sociais desde o início do evento.
A NASA publicou no X (antigo Twitter) o anel de fogo se formando em Albuquerque (Novo México).
Sombras semelhantes a luas crescentes foram projetadas pelas árvores na calçada, neste vídeo feito em Austin, no Texas.
Conforme dito anteriormente, o primeiro lugar a ver o anel de fogo foi o estado norte-americano de Oregon. O registro a seguir mostra o auge do eclipse por lá.
Na imagem abaixo, capturada de Utah, nos EUA, vê-se o eclipse através de um óculos de proteção próprio.
Em San Louis, no estado norte-americano de Missouri, o tempo nublado não impediu que o eclipse pudesse ser observado. O mesmo se pode dizer em relação a Boise, em Idaho.
Registros do evento no Brasil
Quem acompanhou a transmissão ao vivo do eclipse anular do Sol com o Olhar Digital, viu o início do evento pouco antes das 15h40 em Araruna, na Paraíba, onde estava acontecendo o 23º Encontro Nacional de Astronomia (Enast).
Pouco mais de uma hora mais tarde, estava completo o Anel de Fogo em Araruna, para deleite dos quase 17 mil espectadores que assistiam à transmissão naquele momento.