terça-feira, 18/06/2024
Banner animado
InícioDicas & ReceitasVocê sabe onde as aves descansam quando voam sobre o oceano? Descubra...

Você sabe onde as aves descansam quando voam sobre o oceano? Descubra agora

Banner animado

Entre elas estão o urubu, o urubu-de-cara-cinzenta, a águia-pescadora, o falcão-peregrino e o falcão-de-eleonora, todos seguindo a rota aérea que liga a África à Eurásia.

 Freepik

    Contrariando as suposições anteriores, muitas aves terrestres voam regularmente centenas ou até milhares de quilômetros sobre os oceanos durante suas migrações. Esta descoberta intrigante foi feita por cientistas do Instituto Max Planck de Comportamento Animal e da Universidade de Konstanz, na Alemanha, e os detalhes foram divulgados na revista científica Proceedings of the Royal Society.

Segundo informações do site Concursos no Brasil, a equipe de pesquisa desvendou aspectos cruciais dos voos transoceânicos de algumas aves, capazes de percorrer grandes distâncias sem interrupção. Isso levanta a questão de onde essas aves descansam quando estão voando sobre o mar.

Com a ajuda da tecnologia GPS, os pesquisadores rastrearam a migração global de cinco espécies de aves terrestres de grande porte que realizam longas travessias marítimas. Entre elas estão o urubu, o urubu-de-cara-cinzenta, a águia-pescadora, o falcão-peregrino e o falcão-de-eleonora, todos seguindo a rota aérea que liga a África à Eurásia.

Os pesquisadores compararam dados de nove anos de 112 rotas migratórias com as condições atmosféricas globais para entender como as aves se movem sobre o mar. As descobertas mostraram que as aves aproveitam as correntes de vento e a elevação para minimizar o consumo de energia durante o voo, chegando a mudar seu curso em busca de condições atmosféricas favoráveis.

A pesquisa também destaca a preocupação com o impacto das mudanças climáticas na migração das aves. Elham Nourani, o principal autor do artigo, ressalta que o suporte atmosférico é vital para muitas aves terrestres completarem suas jornadas migratórias sobre os oceanos, tornando-as sensíveis a mudanças nos padrões climáticos globais.

Quanto ao descanso das aves durante o voo sobre o oceano, acreditava-se tradicionalmente que as aves migratórias descansavam em ilhas ao longo de suas viagens. No entanto, pesquisas recentes indicam que as aves também podem usar embarcações para isso.

Um estudo de 2022, conduzido pelo zoólogo Maurizio Sarà da Universidade de Palermo, revelou que as aves terrestres frequentemente pousam em navios para descansar. Durante um cruzeiro no Mediterrâneo em 2021, Sarà observou que, em média, três pássaros chegavam ao barco todos os dias, com um tempo médio de parada de 42 minutos, embora alguns permanecessem durante a noite inteira.

Expandindo suas observações para os milhares de barcos que viajam pelo Mediterrâneo diariamente e para os bilhões de aves que atravessam o mar durante suas migrações, Sarà estimou que até quatro milhões de pássaros podem fazer escalas em seus voos em alto-mar.

Este fenômeno, conhecido como “migração assistida por barco”, sugere que algo semelhante provavelmente acontece em outros oceanos. Globalmente, cerca de 4.000 espécies de aves migram, e muitas enfrentam ventos ou tempestades enquanto viajam milhares de quilômetros.

Ao cruzar os mares, elas passam longos períodos sem água ou comida e, embora as ilhas sejam pontos tradicionais de descanso, os navios podem oferecer uma alternativa mais frequente para esses pousos necessários.

A observação feita por Sarà e outros pesquisadores destaca a adaptabilidade e resiliência das aves migratórias, bem como a importância de considerar o impacto humano no deslocamento desses animais.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes