sábado, 24/02/2024
Banner animado
InícioCULINÁRIA & CIAVocê sabe qual o prato da moda no ano em que você...

Você sabe qual o prato da moda no ano em que você nasceu?

Banner animado

Receitas sem Fronteiras / Laetitia Aynié

 

Para cada ano, escolhemos um alimento como a refeição mais popularn a escolha não foi aleatória, é claro, mas baseada em eventos históricos mundiais. Mas vamos ao que interessa! O que estava realmente na moda quando você nasceu?

1970: Quiche

Uma torta saborosa que virou moda na França nos anos 50 porque era uma boa forma de aproveitar (da forma mais gostosa) as sobras.

Sua origem é francesa e dentro da culinária gaulesa é sinônimo de sofisticação, mas somente na década de 70 que a quiche cruzou suas fronteiras como opção culinária.

1971: Frutos do mar em geral

Originalmente, os frutos do mar eram um produto exclusivo das classes abastadas, só na década de 1960 é que isso começou a mudar. A proposta de servir frutos do mar para comemorar algo importante ou comê-los de vez em quando virou moda na década de 1970.

1972 – Tequila Sunrise

Este coquetel feito de suco de laranja, tequila e grenadine foi experimentado pela primeira vez por Mick Jagger em uma festa em 1972. O lugar? Um bar em San Francisco chamado Trindent.

A partir deste momento; Os Rolling Stones gostaram tanto desse coquetel que Keith Richards confessou que a turnê daquele ano ficou conhecida como “Cocaine and Tequila Sunrise Tour”. Graças a eles, é uma das bebidas mais conhecidas do mundo.

1973: Fondue

Este prato de origem suíça virou moda na década de 70. Podemos dizer que é divertido e descolado ao mesmo tempo e ideal para compartilhar com os amigos.

Consiste em mergulhar, com ajuda um pequeno garfo, pão ou outro alimento numa pequena panela de barro ou ferro que contenha, geralmente, uma mistura de queijos derretidos. Embora também tenha ficado na moda fazer a v ersão de chocolate e de carne.

1974 – Coquetel de camarão

Dos Estados Unidos para o mundo. Este copo com uma espécie de salada com maionese variada coberta com camarão dá-nos um toque de incrível frescura.

Tornou-se tão na moda e foi, é claro, classificado como um prato gourmet que não havia nenhum evento elegante onde não ele estivesse presente.

1975: Salada russa e Maionese de batata

Originalamente, chamada Salada Olivier, a salada russa é um prato de salada tradicional na culinária russa, que também é popular em outros países pós-soviéticos, países europeus, Turquia, Irã, Israel, Mongólia e também em toda a América Latina.

Em diferentes receitas modernas, geralmente é feito com batatas cozidas em cubos, cenouras, ervilhas, ovos, cebolas, frango cozido em cubos (às vezes presunto ou salsicha picada) e maçãs, com sal, pimenta e mostarda adicionados para realçar o sabor, temperado com maionese.

Em muitos países, o prato é comumente conhecido como salada russae aqui no Brasil, se popularizou como mionese de batata.

1976: Pato com laranja

O famoso pato com laranja se tornou conhecido como sendo um clássico francês, mas, não é bem assim não…

As cozinheiras da rainha da França, Catarina de Médicis, importaram, no século XVI, a receita de pato com laranja italiana (papero alla melarancia, em italiano) de Florença, na Toscana. O chef francês René Lasserre criou uma receita gourmet atual de “canard à l’orange”, em 1945. Foi esta versão que tornou o prato mundialmente famoso, tendo seu auge em 1976.

1978: Croissants

Essas delícias chegaram com todo o carinho possível da cidade luz. Os croissants atingiram o seu auge em 1978, inpossível resistir ao sabor de manteiga e à massa folhada e crocante.

Enquanto isso, em Paris, os franceses lutavam para que os hambúrgueres não dominassem a terra. Como eles fizeram isso? Comercializando os saborosos croissants como se fossem um sanduíche, recheados de presunto e queijo. Uma ideia que sobreviveu até hoje.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes