sábado, 02/12/2023
Banner animado
InícioCURIOSIDADESVOCÊ SABIA? "Maria fedida": 4 fatos curiosos sobre os percevejos fedorentos

VOCÊ SABIA? “Maria fedida”: 4 fatos curiosos sobre os percevejos fedorentos

Banner animado

megacurioso

mega.ibxk

Ao todo, existem mais de 5 mil espécies de percevejos espalhados pelo mundo, que nada mais são do que insetos em formato de escudo que pertencem à família Pentatomidae. No entanto, nem um deles se iguala ao percevejo-fedorento, popularmente chamado também de maria-fedida, um animal capaz de provocar grandes estragos. 

No passado, o jornal The New Yorker chegou a descrevê-los como “o percevejo mais destrutivo, mais irritante e possivelmente o mais feio de todos”, servindo como uma espécie invasora na natureza. Quer saber mais sobre esses animais? Veja só a lista com cinco fatos curiosos a respeito deles que nós separamos para você!

PUBLICIDADE

1. Fedor inexplicável

(Fonte: GettyImages)

(Fonte: GettyImages)

O cheiro emitido pelos percevejos-fedorentos já foi comparado a muitos odores, como meias velhas ou até mesmo coentro. Porém, existe uma explicação para isso. Os dois produtos químicos responsáveis pelo spray fedorento dessas criaturas são o trans-2-octenal e o trans-2-decenal. Este último é o que dá cheiro ao coentro.

Segundo pesquisadores, tal fedor pode servir para algo além de afugentar predadores. Um estudo de 2016 mostra que o fedor dos percevejos inibe o crescimento de bactérias e exerce papel multifuncional na sobrevivência da espécie.

2. Invasão domiciliar

(Fonte: GettyImages)

(Fonte: GettyImages)

No inverno, os percevejos-fedorentos procuram sempre um lugar quente para se abrigar e entrar num estado de hibernação que dura até a primavera. Ao ar livre, as opções mais comuns de abrigo costumam ser árvores mortas. No entanto, é bastante comum que eles encontrem caminho livre para a casa das pessoas através de janelas e portas abertas.

Estudos indicam que os percevejos podem rastejar por qualquer fenda maior que 7 milímetros. Depois que um percevejo encontra um local quente de que gosta, ele libera feromônios de agregação — o que serve para reuni-los em quantias surpreendentes.

3. Difícil eliminação

(Fonte: GettyImages)

(Fonte: GettyImages)

Os percevejos-fedorentos rapidamente se tornam uma praga no dia a dia das pessoas e eliminá-los não é uma tarefa fácil. Algumas abordagens sugeridas são jogar água com sabão, colocar armadilhas para moscar ou fita dupla face nas entradas da casa. Aspiradores de pó também são uma opção, mas pode espalhar odor por tudo.

Estudos feitos pela Universidade de Virginia Tech sugerem que o método mais eficaz de remoção desses insetos é forrar uma assadeira com papel alumínio, enchê-la com água e sabão e colocá-la em uma sala escura com luz acima para atrair os insetos.

4. Natureza inofensiva

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Percevejos-fedorentos podem ser insetos muito incômodos, mas em geral são inofensivos. Eles não picam ou mordem — sendo seu principal sistema de defesa o cheiro insuportável. Porém, algumas pessoas acabam tendo reações alérgicas a esse tipo de animal, incluindo rinite, conjuntivite ou dermatite.

Os insetos podem até não ser tóxicos para sua saúde e certamente não machucarão animais de estimação, mas o convívio diário com seu odor não é nada agradável. Portanto, é melhor não cogitar mantê-los em casa, não é mesmo?

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes