sábado, 20/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioEstação produzirá 3 milhões de alevinos após limpeza da represa

Estação produzirá 3 milhões de alevinos após limpeza da represa

Banner animado

PISCICULTURA

ROSANA PERSONA
Assessoria/Empaer-MT

   Estação produzirá 3 milhões de alevinos após limpeza da represa             A represa que abastece os tanques de matrizes de alevinos e o laboratório de reprodução induzida da Estação de Piscicultura e Suinocultura da Empaer, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá), está sendo reformada e ampliada. Uma máquina pá escavadeira, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística está retirando a matéria orgânica depositada no fundo da represa, que causa a diminuição da taxa de oxigênio dissolvido na água. 

              João de Melo

                                       O chefe da Estação, Antônio Claudino da Silva Filho, informa que a matéria orgânica está no fundo da represa há mais de 20 anos. Além da represa, 12 tanques de recria e engorda de alevinos, no tamanho 20×50, serão limpos. Ele explica que o peixe necessita de 5ppm (partícula por milhões) de oxigênio dissolvido para sobreviver nos tanques e o nível de oxigênio tende a reduzir a 2ppm ou até zero no período da noite, devido à decomposição da matéria orgânica. “Nossa intenção com a reforma é melhorar a oxigenação e subir o nível de água para abastecer os demais tanques de cria e reprodução de alevinos”, explica. 

            O diretor de Pesquisa da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, comenta que o trabalho de retirada da terra vai aumentar o volume de água e facilitar o abastecimento de toda a estação. A represa possui 1.200 metros quadrados de lâmina d’água e está prevista a retirada de mais de 7 toneladas de matéria orgânica. Conforme Marinho, não é possível precisar quanto tempo vai levar para finalização da obra. Ele espera que esteja concluída no período de duas semanas. 

            No ano passado, a estação produziu mais de 500 mil alevinos. A represa abastece 39 tanques de reprodução, sendo 12 de pesquisa e 27 para recria. Conforme Antonimar, após a limpeza será possível aumentar a produtividade que poderá chegar a 3 milhões de alevinos. As principais espécies produzidas são pacu, tambacu, pirapicu, pirapitinga, tambatinga e outros. “Os alevinos são comercializados para produtores de todo Estado”, destaca Marinho. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes