A descoberta de ouro na região atraiu milhares de pessoas nos últimos dois meses e há 10 dias a Justiça Federal determinou o fechamento do local. Segundo a Justiça Federal, cerca de cinco mil pessoas chegaram ao local nos últimos dois meses.
Garimpeiros recolhem assinatura para legalizar extração
(Foto: Reprodução/TVCA)
Ele informou já ter colhido mais de 4 mil assinaturas. No entanto, disse não ter definido ainda para quem irá apresentar o abaixo-assinado.
Policiais federais e outras forças de segurança ainda planejam fazer uma operação para retirar aproximadamente mil garimpeiros que continuam na região. Enquanto isso, os policiais fazem abordagens no entorno do garimpo e tentam impedir o acesso de novos trabalhadores.
Garimpeiros colhem assinatura e tentam criar associação (Foto: Reprodução/TVCA)
O prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa (PSDB), foi a BrasÃlia, no DNPM, para tentar criar uma cooperativa, permitindo que a extração seja legalizada no local.
Garimpeiros de Pontes e Lacerda colhem assinaturas
(Foto: Reprodução/TVCA)
O caso A descoberta de jazidas de ouro entre as serras da Borda e Santa Bárbara começou a movimentar a região nos últimos dois meses. Imagens de pepitas de ouro circularam pelas redes sociais e aplicativos de celulares, fomentando ainda mais a fama do garimpo.
Garimpeiro mostra pepitas que conseguiu
extrair na Serra da Borda (Foto: Reprodução / TVCA)
Os garimpeiros já foram notificados da decisão e a maioria deixou o local, mas vários persistem na tentativa de explorar o garimpo ilegalmente. Desde que passou a ser explorada, a Serra da Borda chegou a ter um pico de sete mil pessoas – entre garimpeiros profissionais e ocasionais – explorando a jazida de ouro do local.