Mais uma edição do workshop de capacitação do Projeto Luz está sendo realizada no município de Nova Mutum, distante 238 km de Cuiabá. Desta vez, a qualificação é destinada aos funcionários do Hospital Regional da cidade. Ao todo, 228 pessoas participarão dos três dias de workshop.
A programação conta com palestras ministradas por profissionais da educação, psicólogos e representantes das polícias Militar e Civil e Ministério Público Estadual. Os participantes receberão orientações sobre a abordagem multidisciplinar nos casos de violência sexual, procedimentos operacionais, perfil do abusador e fluxos de atendimento.
A promotora de Justiça Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes de Oliveira e o promotor de Justiça Henrique de Carvalho Pugliesi, por exemplo, apresentaram os fluxos de atendimento, realização do depoimento especial e integração da rede de proteção estabelecidos no Projeto Luz.
O projeto possui, inclusive, aplicativo para dispositivos móveis que tem como objetivo o envio de notificações de abusos sexuais para a rede de proteção, conforme procedimento padronizado do atendimento dispendido para as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
O objetivo principal é evitar a revitimização e a subnotificação de casos. A ferramenta permite também a inclusão de arquivos em imagem dos documentos que normalmente acompanham o registro (exame de corpo de delito, formulário da notificação, boletim de ocorrência, fotografias, entre outros itens). Além disso, as instituições parceiras podem incluir todos os passos do procedimento relativos ao caso, o que possibilita o acompanhamento de todas as providências adotadas pela rede.