- Leonardo Fontenele*
             Mesmo com a estagnação econômica do paÃs, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou um crescimento de 7% do setor de franquias em 2014. Isso explica por que milhares de empreendedores investem no segmento a cada ano, acreditando que o sucesso surgirá como algo natural caso consigam aliar uma ideia promissora a um ponto comercial movimentado. Mas será que a “receita†para engrenar como negócio só conta com esses ingredientes? É razoável pensar que não. Para se sobressair são necessárias diversas virtudes, entre elas o cuidado com a identidade fÃsica, que deve ser estruturada e bem definida.
           A força de uma marca está em proporcionar experiências fortes. O caminho para atingir esse resultado passa por combinar diversos fatores que gerem percepções positivas, sabendo “regê-los†em harmonia, como um maestro. É nesse ponto que conseguem se sobressair os franqueadores capazes de pensar de uma forma inovadora. Afinal, como projetar uma loja? A arquitetura convencional traz respostas padronizadas, que pouco se alteram daquelas referentes a uma obra residencial. Os diferenciados são aqueles que conseguem “beber de diferentes fontesâ€, buscando conhecimentos de outras áreas, como marketing e entretenimento.
         A forma como o ambiente será percebido, ou seja, o conceito de marca expresso fisicamente, terá grande influência nos rumos do negócio e merece atenção redobrada por parte dos donos de qualquer empresa. Com uma definição clara das mensagens que pretende transmitir, um empreendimento tem à disposição diversos recursos sensoriais e técnicas de integração para se conectar emocionalmente com o cliente, provocando experiências únicas que o façam ter desejo de voltar. Essas ferramentas podem envolver músicas, efeitos luminotécnicos e aromas, entre outras possibilidades.
         O chamado “brand experience†(experiência de marca) não representa, no entanto, apenas a utilização de tecnologias que estimulam os sentidos do visitante – ele pode ser mais simples e igualmente eficaz. Um exemplo de sucesso comercial ligado ao conceito de experiências é o da M&M’s Academy, em Las Vegas, a loja original da rede de franquias de mesmo nome. O local é encantador e explora infinitas possibilidades de interação do público com os famosos pedaços de chocolate ao leite. É praticamente impossÃvel sair de lá sem adquirir produtos da marca e ser impactado pelo carisma das personagens.
          Cada um dos “Mâ€s, aqueles chocolatinhos de diferentes cores (amarelos, vermelhos, azuis, etc.) possuem personalidade própria. Dentro do estabelecimento eles são as grandes estrelas, estão por todos os lados e podem ser comprados em diferentes formatos, como pelúcia, cartão, cofre, almofada, revista – e, claro, doces! Todo o ambiente foi projetado para encantar e entreter o visitante. Essa é apenas mais uma prova de que transcender a arquitetura convencional e criar experiências é um passo essencial para consolidar a marca de uma franquia.
* Leonardo Fontenele é CEO da IMAGIC!,a maior empresa especializada em Arquitetura do Conteúdo na América Latina, com escritórios em São Paulo, Fortaleza, Estados Unidos e Europa.