Mais de quarenta empreendedores de Colider participam do evento em Cuiabá
Empreendedores de Colider MT rumo a 13ª Feira do Empreendedor /Foto Assessoria
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MT
Há mais de 10 anos, o empresário César Gandolfi busca orientações junto ao Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) para implementações e melhorias de sua empresa de implementos agrícolas, que levou a Ganmaq a outro patamar de competitividade nos negócios. Neste ano, pela primeira vez, o empresário trouxe sua empresa para expor na 13ª Feira do Empreendedor 2023, realizada no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá, para criar conexões com outros empreendedores e futuros clientes, além de inspirar os participantes que desejam iniciar um negócio.
Margarida Gaona, Agente de Desenvolvimento em Colider, com atuação no SEBRAE local, na liderança dos empreendedores de Colider, assiste a palestra ‘Como formar um time campeão’, proferida pelo ex-jogador brasileiro, Zico.
Durante o primeiro dia do evento, nesta quinta-feira (05.10), cerca de 4.423 pessoas passaram pelo local, onde puderam aproveitar cada espaço e atividades. Com shows e atrações culturais locais, os participantes se divertiam na área externa, ao lado da praça de alimentação. Enquanto, dentro das salas, divididas em três solos, palestras simultâneas, oficinas e workshops proporcionaram conhecimentos e muitas novidades.
Na cerimônia de abertura oficial, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MT, Jonas Alves, pontuou a coragem dos empreendedores ao enfrentar os desafios e destacou o empenho na busca pelo aprendizado contínuo.
“Empreender é um ato de coragem, e cada vez mais pessoas querem fazê-lo. A vontade de ter o próprio negócio voltou a ser o segundo maior sonho do brasileiro, conforme pesquisas. Só perde para o desejo de viajar pelo país. Dados recentes do Sebrae demonstram uma tendência positiva no cenário empreendedor brasileiro, com um aumento notável na criação de pequenos negócios”, disse Jonas Alves.
Sob o lema ‘Conexões que trasformam’, a feira conta com lojas conceitos voltadas para o mercado de petshops, cervejaria e uma Dark Kitchen, que é uma cozinha compartilhada, tudo para ensinar a como montar o negócio. Ao todo, a Feira do Empreendedor 2023 distribuiu 130 horas de palestras dentre oficinas e consultorias, que somam mais de 260 iniciativas de conhecimento e informação para os visitantes.
Para a Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, a programação é repleta de conteúdo para quem deseja iniciar o negócio e quem já tem um empreendimento, além de fortalecer os pequenos negócios.
“Nosso objetivo é que o empreendedor se torne protagonista da sua história, por meio de negócios fortes e sustentáveis. Acreditamos no poder transformador de empreender, do desenvolvimento sustentável do pequeno negócio e, sempre apoiaremos iniciativas que fortaleçam a economia local”, destacou a superintende Lélia.
Galdolfi que participa de feiras por todo o país, decidiu expor pela primeira vez na Feira do Empreendedor e já considera a feira como oportunidade de conexão e visibilidade. “Já conversei com possíveis clientes aqui, é a minha primeira vez aqui na feira em Cuiabá, mas conheço todos os produtos do Sebrae. Já fiz consultoria para a precificar meus produtos e até missão internacional. Eu tenho 15 anos como empresário e só cheguei até aqui graças a muito trabalho e por causa das orientações que tive para meu negócio”, disse o empreendedor Gandolfi.
No evento, ocorreu a assinatura de quatro termos de cooperação técnicas entre o Sebrae/MT e instituições parceiras, visando fortalecer o empreendedorismo no Estado. A 13ª Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/MT, com o apoio das seguintes instituições: Fecomércio, Senar-MT, Sicredi, Fiemt, Tik Tok, Sicoob, Banco do Brasil, Desenvolve MT, Cuiabá Expo Solar, Arcade, Charge TI, Heimdallr e Yazo.
Programação infantil
A Feira do Empreendedor também desperta o interesse juvenil. Ana Luiza, de 12 anos, ficou encantada com a grandiosidade da feira que possui mais de 180 expositores e terá 260 capacitações durante os quatro dias do evento. Acompanhada da avó e mãe, que são empreendedoras no ramo alimentício e dança de salão, respectivamente, a adolescente conheceu a feira pela primeira vez e descobriu que há um espaço voltado aos pequenos, a Vila do Futuro Empreendedor, que, de forma lúdica ensina os ‘mini empreendedores’ a terem noções de negócios.
“Está sendo muito legal. Estou me divertindo bastante conhecendo várias coisas novas, temas que já conhecia e me aprofundei aqui, com as palestras que participei. Eu acho muito interessante aprender sobre empreendedorismo, as possibilidades de mudar de vida. A minha mãe é super ligada com isso, sempre me ensina e motiva a estudar sobre isso. Algumas pessoas da minha idade acham chato, mas eu vejo como uma oportunidade de crescer no futuro, e é sempre bom adquirir conhecimento”, afirmou Ana Luiza.
Palestras masters
Em meio às novidades para o mercado empreendedor, a sustentabilidade que é um propósito do Sebrae Mato Grosso também se fez presente durante as atrações, por meio da palestra da embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Rachel Maia, que abordou o tema de ‘Liderança Sustentável com ESG’ e a ‘Transformação Consciente’ para garantir um futuro melhor para as próximas gerações.
Logo mais a noite, o público assistiu a palestra do ex-treinador de futebol Zico, que contou sua história e a trajetória de vida para formar um time campeão. No palco principal, ele inspirou vários empreendedores locais.
Da Assessoria