quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTAMusk pinta Moraes como vilão após intimação que pode banir Twitter do...

Musk pinta Moraes como vilão após intimação que pode banir Twitter do Brasil

Banner animado

STF publicou intimação no X (antigo Twitter); Elon Musk, dono da rede social, fez várias postagens cutucando o ministro Alexandre de Moraes

Pedro Spadoni 

Montagem com fotos de Elon Musk e Alexandre de Moraes
(Imagens: Frederic Legrand – COMEO e Salty View/Shutterstock)

Elon Musk cutucou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no X (antigo Twitter). As postagens (surreais) vêm após o ministro dar 24 horas, na quarta-feira (28), para a plataforma de Musk nomear um novo representante legal no Brasil – sob pena de suspender sua operação no Brasil ainda nesta quinta-feira (29).

Em essência, Musk pintou o ministro como o vilão desta história em suas postagens. Em algumas, no sentido literal mesmo. Isso porque um dos posts traz uma imagem gerada pelo Grok, IA do Twitter, que mistura a figura de Alexandre de Moraes às de vilões de Harry Potter e Star Wars.

De bruxo/lorde Sith a papel higiênico: as postagens de Elon Musk sobre o ministro Alexandre de Moraes no Twitter

Confira abaixo exemplos de postagens de Elon Musk no X sobre o ministro Alexandre de Moraes após a intimação mais recente envolvendo a rede social:

Grok ‘Gere uma imagem como se Voldemort e um Lorde Sith tivessem um filho e ele se tornasse um juiz no Brasil’

É estranho!

Este ‘juiz’ quebrou repetidamente as leis que jurou defender

Um dia, @Alexandre [página do ministro na rede social], essa foto sua na prisão será real. Marque minhas palavras.

Você gosta do meu papel higiênico?

Elon Musk vs. STF (leia-se: Alexandre de Moraes)

X/Twitter fecha as portas no Brasil após ameaça de prisão por parte do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Imagem: Saulo Ferreira Angelo/Shutterstock)

A intimação foi postada pelo STF na conta do tribunal na plataforma, marcando o perfil de Musk e a página oficial do Twitter para assuntos governamentais globais. Isso porque não há mais representante da rede social no Brasil. É a primeira vez que isso acontece.

Moraes tem dois objetivos. O primeiro: garantir que o Twitter respeite as leis brasileiras, que exigem representação. O segundo: fazer o X pagar multas milionárias por descumprimento de decisões (por exemplo: o bloqueio de perfis que atacavam instituições democráticas).

Embate entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes segue escalando (Imagem: kovop/Shutterstock)

Foram essas decisões que levaram a plataforma a anunciar, em 17 de agosto, o encerramento das suas operações no Brasil. Na prática, significa que a rede social continua funcionando no país, mas sem representação legal para acatar decisões do STF.

As decisões judiciais despachadas pelo ministro Alexandre de Moraes ameaçavam multar e prender a responsável pelo escritório brasileiro do X, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição. A intimação postada pelo STF cita a advogada registrada no processo.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes