
âPrecisamos ensinar nossos filhos a respeitar as mulheres e denunciar esses crimesâ, afirma governador
Lucas Rodrigues | Secom/MT

O governador Mauro Mendes, durante o evento
CrĂ©dito – Mayke Toscano/Secom
Mauro Mendes destacou açÔes do Governo e afirmou que escolas passarão a ter disciplina obrigatória sobre o assunto
Durante o evento Laço Branco, nesta quarta-feira (10/12), o governador Mauro Mendes afirmou que é preciso ensinar desde cedo às crianças o respeito às mulheres e a importùncia de denunciar casos de agressão.
Mauro anunciou que todas as escolas estaduais passarĂŁo a tratar o tema da violĂȘncia contra a mulher como disciplina obrigatĂłria a partir de 2026.
âNĂŁo adianta jogar o problema para debaixo do tapete. Temos que ter coragem de falar sobre isso, de ensinar desde cedo aos nossos filhos o que Ă© respeito. E ensinar que Ă© preciso denunciar esse tipo de crime, inclusive no 181, que garante o anonimato”, reforçou.
O evento Laço Branco foi promovido pelo Governo de Mato Grosso em parceria com o Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa. A iniciativa visa conscientizar a população masculina sobre o combate Ă violĂȘncia contra a mulher.
âHomens precisam entender que sua covardia vai ter consequĂȘncia. HĂĄ um sentimento geral de impunidade, e isso tem resultado no aumento desse tipo de crime. Mas a lei endureceu para mais de 40 anos de prisĂŁo, com progressĂŁo de regime sĂł depois de cumprir 55% da pena. Ou seja, Ă© no mĂnimo 20 anos na cadeia. NĂłs precisamos mudar essa cultura de violĂȘncia. Ă falar disso nas escolas, nas casas, nos grupos de amigos”, pontuou.
O governador registrou que, apenas em 2025, a Segurança PĂșblica de Mato Grosso conseguiu na Justiça mais de 17.100 medidas protetivas em favor das vĂtimas. Destas, em 99,96% dos casos, as mulheres foram efetivamente protegidas.
âNĂłs tĂnhamos sĂł duas Patrulhas Maria da Penha, hoje temos 41. Criamos 28 nĂșcleos especializados, temos nove Delegacias da Mulher, botĂŁo do pĂąnico, Sala LilĂĄs, auxĂlio-aluguel de R$ 800 para as vĂtimas, e uma força policial preparada para agir. Todos os feminicĂdios em Mato Grosso foram esclarecidos e os autores presos e entregues Ă Justiçaâ, destacou.
TambĂ©m participaram do evento: o vice-governador Otaviano Pivetta; a senadora Margareth Buzetti; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; os deputados estaduais Chico Guarnieri, Carlos Avallone, Max Russi e Diego GuimarĂŁes; os secretĂĄrios de Estado Fabio Garcia (Casa Civil), Cesar Roveri (Segurança), Cesar Miranda (Desenvolvimento EconĂŽmico), Allan Kardec (CiĂȘncia e Tecnologia), Vitor Hugo (Justiça), David Moura (Cultura e Esporte); o juiz Jamilson Haddad; o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o presidente da Fiemt, Silvio Rangel; entre outras autoridades.







