
DANA CAMPOS
Assessoria/PM-MT Â

Foto: André Romeu / Gcom-MT


Foto: André Romeu / Gcom-MT
Participam das atividades seis alunos oriundos das polÃcias Federal (03), Civil (01) e Militar (02) de Goiás e do Distrito Federal. São 100 horas/aula de curso, em que são aplicadas disciplinas como Rastreamento, Busca e Varredura, Planejamento Operacional e Técnicas de Ações Imediatas.
Conforme o coordenador da capacitação, tenente Saulo Pellegrini Monteiro, “o curso contribui para troca de experiência, além de ser uma forma de estreitar laços com outras instituições que compõem a segurança pública em geralâ€.
Para o coordenador do curso da PF, agente Paulo Costa da Silva, a experiência adquirida pelo Bope de Mato Grosso no enfrentamento aos assaltos a banco, chamados de ‘novo cangaço’, fez com que a unidade policial tornasse referência no Brasil e que motivou a busca pelo treinamento junto à unidade da PolÃcia Militar mato-grossense.
“Mesmo que o nosso curso visa especializar os policiais em operações aéreas, ainda sim precisamos adquirir conhecimento técnico sobre atividades em terra. Quando elaboramos o curso, pensamos em tudo que há de melhor e referência no paÃs para capacitar nossos policiais. E o Bope de Mato Grosso é hoje o que há de melhor no que se refere ao enfrentamento do ‘novo cangaço’. Um problema que assola de norte a sul do paÃs, e que a unidade conseguiu minimizar aqui no Estadoâ€, explica Paulo.