Nesta primeira edição de 2016, o Sisu disponibilizará 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior ao estudante que tenha participado do Enem 2015 e não tenha tirado zero na redação.
 O próprio sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota.
 Cada candidato tem ainda a opção de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas; a vagas destinadas à s demais polÃticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.
Os candidatos não selecionados na chamada única terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no perÃodo de 18 a 29 do mesmo mês.
 UFMT
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que está oferecendo 5.940 vagas, sendo 2.905 para o Câmpus de Cuiabá, 315 para o Câmpus de Várzea Grande, 1.147 para o Câmpus de Rondonópolis, 811 para o Câmpus de Sinop e 412 para o Câmpus do Araguaia, a partir desta segunda disponibilizará pontos de apoio para auxiliar os estudantes que não possuem acesso à internet.
 Os pontos de apoio estão situados no Câmpus de Cuiabá/VG – Laboratório 1 da Secretaria de Tecnologia e Informação (STI); Câmpus de Rondonópolis – Laboratório de Informática da Biblioteca Regional; Campus de Sinop – Laboratório de Informática A ou B; Câmpus do Araguaia – Anfiteatro (sala 224) e Laboratório de Informática e Sala 101 da Unidade do Pontal do Araguaia.