Laice Souza/blogdoantero
               O governador Pedro Taques (PSDB) terá de demitir três secretários de Estado, após a decisão do Supremo Tribunal Federal, que manteve o entendimento de que membros do Ministério Público não podem exercer qualquer cargo no Executivo ou função de Estado de livre nomeação polÃtica.
       Com isso, os promotores de Justiça e secretários de Estado Fábio Galindo (Segurança Pública), Ana LuÃza Ãvila Peterlini (Meio Ambiente) e Maria Fernanda Correia da Costa (Secretária Executiva do Meio Ambiente) deverão ser exonerados no prazo de 20 dias após a publicação da ata, que deve acontecer na próxima segunda-feira.
      Na avaliação do Supremo, a ocupação de cargo por membros do Ministério Público é vedada pela Constituição Federal e “quem vela pelo Estado não pode exercer cargo polÃticoâ€.
     “Aqui não é uma decisão em favor das pessoas que realizam um bom trabalho nos Estados, mas em favor da Constituição. Quem tem armas não pode ter poder polÃtico e quem tem o poder de denúncia e tutela do bem coletivo, não pode estar ligado a polÃticas de governoâ€, defendeu o ministro do STF Luiz Roberto Barroso.