Empresário lança Canal do Piscicultor
Alan de Barros diz que atividade tem carência de informação e não existe no mercado um espaço onde pesquisas, analises e novidades do setor estejam unificados 18/10/14 à s 09:00 – Por: Caroline Rodrigues Cuiabá/MT – O objetivo do Canal do Piscicultor e centralizar toda a informação da cadeia produtiva do peixe e ainda gerar conteúdos sobre o tema. O portal foi lançado durante o Seminário Técnico de Peixes Nativos de Ãgua Doce, que aconteceu em Cuiabá e é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso.
           O evento reuniu autoridades do setor, pesquisadores, fornecedores e produtores de pequeno e grande porte. O proprietário do portal é o piscicultor Alan Barros. Ele explica que fez a necessidade se transformar em oportunidade de negócio, pois quando entrou no mercado, teve dificuldades em encontrar informações técnicas sobre o tema. Barros relata que os artigos e publicações estavam espalhados em diversos sites e até mesmo restritos a grupos.
          Outro obstáculo era a falta de um canal que confrontasse os dados de diferentes entidades e conectasse os números a analise dos especialistas. Além de haver a necessidade, Barros percebeu que também havia mercado, já que a atividade está conseguindo cada vez mais adeptos em todo o paÃs e principalmente em Mato Grosso.
            O cenário propÃcio está atraindo ainda empresas especializadas no fornecimento de insumos e equipamentos. O crescimento da produção acompanha o avanço do consumo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 2000, os brasileiros comiam 6 kg de peixe por ano e em 2012, o número passou para 10,6 kg. Paralelo a isso, está a produção agrÃcola, destaque em relação aos grãos. Barros lembra que tanto a soja como o milho são usados para a produção das rações.
        O presidente da Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso, Jules Ignácio Bortoli, é um dos que percebeu a aumento da demanda por informação. Ele lembra que as pessoas estão querendo entrar na atividade, mas precisam ter o conhecimento de forma acessÃvel. O Canal do Piscicultor foi lançado no Seminário Técnico de Peixes Nativos de Ãgua Doce, que acontece de forma simultânea com a Feira Nacional de Peixes Nativos de Ãgua Doce, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
         O evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, com patrocÃnio do Senar Mato Grosso e apoio da Aquamat e do Senac. A programação dos dois eventos termina hoje, sendo que a feira estará aberta até à s 22h e tem a entrada gratuita. O endereço do portal é: http://canaldopiscicultor.com – Com SEBRAE