sábado, 16/11/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbienteMoradores do Havaí deixam suas casas com avanço da lava do vulcão...

Moradores do Havaí deixam suas casas com avanço da lava do vulcão Kilauea

Banner animado

magens reprodução web 

A lava estava se movendo a cerca de 10 a 15 metros por hora e ganhou velocidade na semana passada, depois de semanas de lentidão

    Funcionários da Defesa Civil no condado do Havaí informaram na noite de terça-feira que a lava do vulcão Kilauea chegou a 340 metros da estrada principal na cidade de Pahoa, na região agrícola e florestal de Ilha Grande.

       Lava do vulcão Kilauea se aproximando de Pahoa, no Havaí, Estados Unidos, no sábado

 USGS/Divulgação

              A lava entrou em uma propriedade privada ao lado da estrada principal e queimou pneus e outros materiais. Demorou horas até as autoridades alertarem os moradores com problemas respiratórios a continuarem em casa. A lava estava se movendo a cerca de 10 a 15 metros por hora.

                       Anteontem, autoridades de emergência já alertavam que a lava do vulcão Kilauea estava à 91 metros da casa mais próxima. A lava se movia à velocidade de 9 a 14 metros por hora e avançaram 251 metros entre domingo e segunda-feira, na direção da cidade de Pahoa, no extremo leste da ilha.

   

Na semana passada, o governador do Havaí, Neil Abercrombie, solicitou uma declaração presidencial de calamidade para liberar recursos federais para ajudar medidas protetoras de emergência locais.

A lava ganhou velocidade na semana passada, depois de semanas de lentidão, em um movimento de idas e vindas. Ela entrou na floresta e na pastagem e cruzou áreas habitadas pela primeira vez desde que os cientistas começaram a emitir alertas em agosto.

Os moradores de Pahoa tiveram semanas para se prepararem para o que tem sido descrito como um desastre em câmera lenta. A maioria deixou o local ou está se preparando para ir embora. Pelo menos 50 ou 60 estruturas, incluindo residências e empresas, estão em uma área que a defesa civil alertou diversas vezes que pode ser atingida.  www.em.com.br        

Postado por JL Pindado Verdugo

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes