Início Justiça e Você Advogado, um profissional essencial à Justiça

Advogado, um profissional essencial à Justiça

113
0
Google search engine

 Imagem reprodução

 DIA DO ADVOGADO         

                           Nesta quinta-feira (11 de agosto) comemora-se o dia de criação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil e também o dia do advogado. Um profissional indispensável à adequada prestação jurisdicional, conforme disciplina a própria Constituição (art.133).

 

                    O presidente do TJMT, desembargador Paulo Cunha, ressalta que o advogado tem um papel indispensável não apenas na relação jurídica processual, mas principalmente na formação da sociedade, garantindo seu bom funcionamento, alicerçado na pluralidade e democracia.

 

              Já a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, enfatiza que “aCorregedoria reconhece a inestimável contribuição dos advogados para garantir os direitos dos cidadãos e, parabenizando-os neste dia especial, deseja que continuem, em nome da lei e da ética, na busca por uma sociedade mais justa para todos”.

 

              A vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, explica que o advogado tem um papel muito importante na prestação da justiça, pois em uma sociedade que está cada dia mais complexa e burocrática, é preciso que exista um profissional capacitado para decifrar o emaranhado de leis e apresentar soluções claras. “Na busca de soluções o advogado também tem que buscar caminhos que facilitem o fim do litígio, como a conciliação e a mediação”, diz.

 

            No Estado, de acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, há mais de 16 mil profissionais inscritos. O presidente da Ordem, Leonardo Campos, lembra que o advogado sempre é o primeiro juiz da causa, o profissional capacitado para dar o correto encaminhando da demanda apresentada pelo cidadão.

 

            Leonardo Campos destacou também a parceria existente entre a OAB-MT e o Poder Judiciário estadual como mecanismo de valorização da advocacia. “Essa união tem gerado ótimos frutos não apenas ao advogado, mas principalmente ao cidadão que espera um serviço de qualidade”, afirma.

 

               Nesta quinta-feira não haverá expediente no Poder Judiciário. Os prazos processuais que se iniciam ou se completam nesta data ficam automaticamente prorrogados para o dia 12 de agosto.

 

Vlademir Cargnelutti

Coordenadoria de Comunicação do TJMT