ElpÃdio Spiezzi Júnior é suspeito de participar de fraude em licitação.
Comenda é homenagem a quem prestou ‘notáveis serviços’ ao estado.
O decreto – com data de 16 de dezembro – que admite novos membros à Ordem foi publicado no Diário Oficial que circula nesta quinta e foi assinado pelo governador Silval Barbosa, que exerce a função de Grão-Mestre da Ordem do Mérito Mato Grosso. A homenagem foi destinada a 32 pessoas, incluindo donos de veÃculos de comunicação e membros do staff do estado.
A operação
Spiezzi, o secretário-adjunto de Administração de Mato Grosso, José de Jesus Nunes Cordeiro, e outras quatro pessoas, sendo três empresários e o funcionário de uma gráfica, teriam participado de uma licitação fraudulenta ocorrida em 2011 para a confecção de cartões de visita, cartazes, cartilhas, certificados e demais materiais gráficos. As empresas foram contratadas em 2012.
As investigações foram feitas pela PolÃcia Civil, por meio da Delegacia Fazendária, e culminou na Operação Edição Extra, deflagrada nesta quinta. Entre os suspeitos, somente os secretários foram presos até agora. Os demais estão com a prisão decretada, mas ainda não foram presos.
Também estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, sendo parte deles nos setores financeiros da Secretaria de Comunicação e na Secretaria de Administração do estado (SAD). Os suspeitos poderão responder por fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.