quarta-feira, 21/02/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbienteALERTA! 2023 termina com chuva, ventos e granizo em parte do Brasil

ALERTA! 2023 termina com chuva, ventos e granizo em parte do Brasil

Banner animado

Fim de ano com possibilidade de transtornos causado pela chuva, incluindo alagamentos, deslizamentos além de temporais devido ao avanço de uma frente fria

Chuvas 2023
Rain. rainy dayFoto: Envato/Divulgação

O ano vai terminar com chuva. Confira como o clima irá se comportar em todas as regiões do país neste fim de semana.

O alerta vai para estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte, que podem sofrer com granizo, transtornos, alagamentos e chuva devido ao avanço de uma frente fria nesta reta final do ano.

Virada no tempo: fim de ano com temporais no Sul e em São Paulo | Canal Rural

Sábado (30)

Sul

O tempo firme volta a predominar na maior parte da região após a frente fria se afastar. A expectativa é de sol entre poucas nuvens ao longo do dia.

Há chance de chuvas rápidas e isoladas apenas na serra do Rio Grande do Sul, no leste Santa Catarina e no leste e norte do Paraná

Sudeste

Pancadas de chuva persistem em boa parte da região neste sábado, com potencial para temporais e volumes devido a chegada de uma nova frente fria.

O norte de São Paulo, Serra da Mantiqueira, toda a metade de Minas Gerais e pontos isolados do Rio de Janeiro ficam em alerta para volumes entre 40 e 90mm ao longo do dia.

Essas regiões podem sofrer transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra. Temporais com ventos, raios e granizo também podem atingir boa parte do Sudeste conforme a frente fria for avançando.

Centro-Oeste

Há expectativa é de que pancadas de chuva se espalhem pelo centro do país com volumes elevados no norte de Mato Grosso do Sul, Goiás e sudeste de Mato Grosso.

Volumes em torno de 50mm são esperados, além de temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo devido a aproximação da frente fria.

Nordeste

Pancadas isoladas e rápidas são esperadas no Maranhão, no Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte e no oeste da Bahia. Isso, devido às instabilidades em altos níveis da atmosfera.

O volume de chuva pode ser expressivo na faixa norte da região. Enquanto isso, nada de chuva desde o sul da Bahia até a Paraíba.

Norte

O destaque na região continua sendo o volume mais elevado no Amazonas e no Pará, mesmo que de forma pontual e mal distribuída.

chuva campo soja frente fria previsão
Foto: Envato

Previsão de domingo (31)

Sul

O último dia do ano será marcado pelo tempo estável, devido à presença de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas de chuva.

A exceção será o leste entre Santa Catarina e o Paraná com possibilidade de chuvas rápidas e sem volumes elevados. O grande responsável para as chances de precipitação é a circulação de ventos úmidos que sopram do mar contra a costa.

Sudeste 

A expectativa é de chuvas concentradas sobre o estado de Minas Gerais. Há possibilidade de volumes em torno de 40 a 90mm no centro do estado. Não se descarta temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo, além de transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra. 

Já em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, há chance de chuvas pontuais e sem volumes elevados, então sem grandes riscos de transtornos no fim do ano.

Centro-Oeste

Domingo com chuvas espalhadas pelos estados de Mato Grosso, Goiás e pelo Distrito Federal. Além de temporais e volumes acima dos 40mm, não se descartando o potencial para transtornos como pontos de alagamento. 

Em Mato Grosso do Sul, há chance de chuvas isoladas, rápidas e sem volumes expressivos, ou seja, sem grande risco para transtornos no último dia do ano.

Nordeste

A chuva pode ganhar força no oeste e sudeste da Bahia e no sul do Piauí devido a aproximação de instabilidades associadas a frente fria. O volume de chuva pode chegar a casa dos 30mm e não se descarta o potencial para transtornos pontuais.

Nas demais áreas da região, ocorrerá chuva isolada e com volumes não elevados. O tempo firme vai predominar na virada do ano no nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas e praticamente todo o Pernambuco.

Norte

Pancadas de chuva são esperadas em praticamente toda a região devido instabilidades tropicais. O volume de chuva deve passar dos 30mm em vários estados, mas o alerta vai para Rondônia. Acumulados podem chegar a casa dos 70mm, não se descartando transtornos.

Imagem ilustrativa destacada/reprodução

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes