sábado, 02/03/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioBiodiesel: governo faz acordo bilionário com Emirados Árabes para produzir na Bahia

Biodiesel: governo faz acordo bilionário com Emirados Árabes para produzir na Bahia

Banner animado

Na escala realizada nos Emirados Árabes, voltando da visita à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um plano de investimentos firmado entre o governo da Bahia e empresas que irão financiar a produção de diesel verde (biodiesel) no estado.

acordo entre governo federal e Emirados Árabes para produção de biodiesel na Bhia

Segundo o governo da Bahia, representado na China pelo governador Jerônimo Rodrigues, um memorando de entendimentos com a empresa Acelen foi assinado neste sábado (15) em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.

R$ 12 bilhões para biodiesel e querosene sustentável de aviação

O CEO da companhia internacional Mubadala também assinou o documento, que prevê investimentos de R$ 12 bilhões nos próximos dez anos na infraestrutura e logística aplicados na produção de biodiesel.

Segundo o documento, a expectativa é produzir 1 bilhão de litros de combustíveis renováveis por ano, com início da produção no primeiro trimestre de 2026. A principal aposta será em diesel renovável e querosene sustentável de aviação, produzidos por meio do tratamento de óleos vegetais e gordura animal.

Óleo de macaúba e de dendê

Serão usados no projeto óleo de macaúba – árvore nativa do Brasil, com alto potencial energético – e óleo do dendê, com previsão de início de plantio em 2025.

Além da semeadura em área de 200 mil hectares, priorizando terras degradadas, o projeto envolve também a agricultura familiar e a agricultura em larga escala. Devem ser gerados cerca de 17 mil empregos na Bahia.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo da Bahia, o memorando visa ainda o cuidado com o meio ambiente em todo o processo e vai beneficiar milhares de famílias.

A partir desse investimento, o estado tem a perspectiva de se tornar, nos próximos anos, o maior exportador mundial de diesel verde.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes