terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioGás natural: Petrobras reduz preço em 1º de maio; saiba quanto vai...

Gás natural: Petrobras reduz preço em 1º de maio; saiba quanto vai cair

Banner animado
gás natural da Petrobras

A Petrobras informou nesta segunda-feira (17) que, a partir de 1° de maio, conforme os contratos acordados pela companhia com as distribuidoras, os preços atualizados de venda de gás natural terão redução média de 8,1% em R$/m3, com relação ao trimestre fevereiro-março-abril, considerando a variação do preço da molécula e do seu transporte por dutos.

Com essa atualização, o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras acumulará redução de aproximadamente 19% no ano.

Segundo o comunicado, os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

Queda no preço do petróleo

Durante o trimestre em referência, o petróleo teve queda de cerca de 8,7% e o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%. A parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M, e sofrerá atualização de aproximadamente 0,2% a partir de maio de 2023.

A companhia ressaltou que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV- gás natural veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais.

Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais conforme legislação e regulação específicas. A companhia ressalta que a atualização anunciada para 1º de maio não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes