terça-feira, 21/05/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioColheita do algodão mostra alta produtividade e anima mercado

Colheita do algodão mostra alta produtividade e anima mercado

Banner animado

A colheita do algodão está a todo vapor no Oeste da Bahia, região que concentra 98% das áreas produtivas do estado. De acordo com estimativa da Abapa, Associação Baiana dos Produtores de Algodão, a média de produtividade no estado deve ficar em 320 arrobas por hectare, cerca de 20 arrobas a mais do que o registrado no ano passado. A expectativa é de colher 600 mil toneladas em pluma na safra 2022/2023.

Na Fazenda Santa Izabel, a colheita deve ir até o fim da primeira quinzena de setembro, de acordo com o gerente Samoel Carvalho. De acordo com ele, na área que tem 8.400 hectares, são colhidos cerca de 200 por dia.

Colheita do algodão mostra alta produtividade e anima mercadoColheita do algodão mostra alta produtividade e anima mercado

“Nós temos 40% da área acolhida com uma média de produtividade acima da esperada, em torno de 340 arrobas”, conta o gerente.

Na Bahia, o desafio é finalizar a colheita até o dia 20 de setembro, prazo máximo estabelecido pelos órgãos reguladores para a destruição das soqueiras pelos cotonicultores.

  • Mulheres do agro executam projeto e doam agasalhos 100% algodão 

 

De olho no mercado

De acordo com a Associação  Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, a Abit, a Bahia representa 20% da produção nacional, e a boa avaliação dos produtores no campo anima o mercado consumidor dentro e fora do país.

“O trabalho que começa lá atrás, na escolha da semente e planejamento da adubação, é reconhecido agora quando a gente colhe”, afirma o produtor Paulo Schmidt.

Segundo Schmidt, a qualidade do algodão baiano mostra que o estado está preparado para competir com outros produtos no mercado internacional.

A ideia é compartilhada pelo presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi. Segundo ele, o principal mercado externo atendido está na Ásia, que responde por quase 95% das exportações brasileiras. Compradores para os quais a qualidade e a sustentabilidade da produção são fatores decisivos para a compra.

  • Bahia iguala recorde de produtividade da soja em 2020/2021
Colheita do algodão mostra alta produtividade e anima mercadoColheita do algodão mostra alta produtividade e anima mercado

Já na visão do presidente da instituição que representa a indústria têxtil nacional, o algodão baiano tem ainda a vantagem de chegar no mercado na hora certa para a comercialização.

A safra baiana encontra o país na entressafra. Portanto, ela é muito importante para abastecer a indústria em um período mais crítico”, diz Fernando Pimentel.

Segundo o presidente da Abapa, o algodão agora está no mesmo patamar de competitividade com a soja e o milho, sendo uma opção interessante para a próxima safra.

“Nossa estimativa é que a área implantada nesta safra seja mantida ou que haja uma pequena melhora para a próxima”, diz Luiz Carlos Bergamaschi. Em 2022/2023, a área planta de algodão no estado foi de 312.560 hectares.

               Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes