sábado, 24/02/2024
Banner animado
InícioSocialFATOS & BOATOSDesemprego provoca cerca de 45.000 suicídios ao ano em 63 países

Desemprego provoca cerca de 45.000 suicídios ao ano em 63 países

Banner animado

  • EFE –

  • Estadão Conteúdo - 2 horas 20 minutos atrás

O desemprego provoca cerca de 45.000 suicídios por ano em 63 países do mundo, entre eles várias economias ocidentais, segundo estudo de pesquisadores suíços publicado nesta quarta-feira na revista The Lancet Psychiatry.

Segundo o grupo de investigadores da universidade de Zurique, é preciso colocar em prática estratégias específicas de prevenção para os desempregados em vez de focalizar unicamente nos efeitos negativos das crises econômicas.

A equipe analisou dados de mortalidade e suicídios entre o ano 2000 e 2011 em 63 países do mundo, entre eles várias economias ocidentais, mas sem incluir países muito povoados como China ou Índia.
Este período foi marcado por uma relativa prosperidade e logo por uma forte instabilidade econômica provocada pela crise financeira e bancária de 2008.

Em todo o período, foram registradas uma médias de 233.000 suicídios a cada ano nos países de referência. Desses, um quinto — cerca de 45.000 — podem ser atribuídos ao desemprego.

A crise de 2008 teve um impacto direto no número de suicídios, com cerca de 5.000.

Segundo os pesquisadores suíços, os homens e as mulheres são igualmente vulneráveis aos efeitos do desemprego. “O risco de suicídio parece mais forte nos países onde é pouco frequente a falta de emprego”, garante o principal autor do estudo, Carlos Nordt.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes