terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioSegurançaÉ perigoso conectar vários eletrônicos em uma única tomada?

É perigoso conectar vários eletrônicos em uma única tomada?

Banner animado

Os perigos de conectar diversos eletrônicos em uma só tomada dependem de muitos fatores, como o tipo de eletrônico plugado

Por Ana Bondance, editado por Layse Ventura  

Régua com diversos eletrodomésticos via Elena Mozhvilo/Unsplash
Régua com diversos eletrodomésticos via Elena Mozhvilo/Unsplash

Enquanto a tecnologia continua avançando, a demanda por dispositivos também aumentou. Por isso, é comum que as pessoas tenham vários eletrônicos que precisam ser carregados regularmente. 

Além disso, especialmente se você possui uma casa mais antiga, onde pode não haver tomadas o suficiente, isso pode te levar a usar réguas para coisas como micro-ondas e outros aparelhos. Mas será que isso é seguro?Play Video

É perigoso conectar vários eletrônicos em uma única tomada?

Filtro de linha via Claudio Schwarz/Unsplash
Filtro de linha via Claudio Schwarz/Unsplash

Infelizmente, conectar vários dispositivos em uma tomada pode acabar sobrecarregando o circuito, levando a quedas de energia e, em casos extremos, até mesmo a incêndios. É por isso que a segurança deve ser sempre uma das principais preocupações ao usar qualquer tipo de dispositivo eletrônico, inclusive estações de carregamento com várias entradas ou filtros de linha. 

Ainda assim, tudo depende do aparelho ou dispositivo eletrônico que está conectado. Por exemplo, um liquidificador consome muita energia, mas você não o deixa ligado o dia inteiro. Como o micro-ondas também consome muita energia, um liquidificador e um micro-ondas funcionando ao mesmo tempo na mesma tomada podem ser perigosos. A escolha mais segura nesse caso é não usar aparelhos de alta potência na mesma tomada.

Isso significa que dispositivos como benjamins ou réguas não devem ser usados com aparelhos que usam muita energia, ou que precisam ficar conectados por muito tempo – como airfryers, secadores de cabelos ou máquinas de lavar, por exemplo. Nesses casos, é melhor usar uma tomada para cada aparelho.

Tomada com vários cabos via MChe Lee/Unsplash
Tomada com vários cabos via MChe Lee/Unsplash

Um sinal de que uma tomada pode estar sobrecarregada é o fato de o aparelho conectado não estar funcionando como deveria – talvez ele não esteja emitindo os sons habituais, ou as luzes estejam apagadas ou piscando. Isso pode fazer com que os aparelhos queimem e, em residências mais antigas, isso pode levar à queima de um fusível.

O uso de um filtro de linha com proteção de circuito pode ajudar a evitar a sobrecarga de uma tomada elétrica. Você também pode usar cabos de extensão e réguas com proteção contra picos de energia. Assim, seus aparelhos ficarão protegidos

Todavia, cada filtro de linha vem com um manual do usuário que informa as especificações do produto, a garantia, as instruções de uso e as precauções. Antes de colocá-lo em uso, é melhor ler o manual do usuário com atenção.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes