Início NEGOCIOS & CIA Empresa de eventos em MT fecha às vésperas de formaturas e deixa...

Empresa de eventos em MT fecha às vésperas de formaturas e deixa centenas de estudantes no prejuízo

199
0
Google search engine

Empresa Imagem Eventos, responsável por organizar cerimônias de formatura, entrou em recuperação judicial e cancelou festas programadas para os próximos dias.

Empresa de eventos de Cuiabá fecha às vésperas de formaturas e deixa centenas de estudantes no prejuízo (Foto: Reprodução)

A poucos dias de suas formaturas, estudantes de universidades de Cuiabá e Várzea Grande foram surpreendidos com o cancelamento das festas organizadas pela Imagem Eventos, empresa local especializada em cerimônias de formatura. A empresa, que atua no mercado desde 1997, entrou com pedido de recuperação judicial nesta semana, o que deixou turmas inteiras sem a celebração que planejavam há anos. Entre as instituições afetadas estão a Universidade de Cuiabá (Unic), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

A notícia chegou aos formandos por meio de uma notificação extrajudicial nesta sexta-feira (31.01) enviada por um representante jurídico da empresa, que alegou “dificuldades financeiras decorrentes dos impactos da pandemia de Covid-19” e do aumento de rescisões contratuais. A Imagem Eventos afirmou que tentou renegociar prazos e remarcar eventos, mas a situação tornou-se insustentável. A empresa se comprometeu a devolver os valores pagos pelos formandos, mas o processo de recuperação judicial pode levar meses.

Para muitos formandos, a formatura representa a concretização de um sonho após anos de dedicação e sacrifícios financeiros. V.F., aluna de medicina que teria sua cerimônia na próxima semana, comentou sobre a situação em entrevista ao PNB Online. “A frustração é imensurável. Passamos seis anos pagando a festa, economizando e fazendo rifas. Alguns colegas, que são bolsistas, economizavam no almoço e na passagem de ônibus para arcar com as despesas. Faltando uma semana para a festa, com a família já na cidade e vestidos alugados, recebemos essa notícia”.

A turma de V.F. investiu quase R$ 700 mil na organização da formatura, incluindo eventos como a colação de grau, jantar dos pais e baile de gala. Além disso, muitos familiares já haviam gasto com passagens, hospedagem e trajes para a ocasião. “Não é só uma festa, é a concretização de um sonho. Um esforço de uma vida, de uma família. Não há como entender que um ser humano faça isso com outro”, lamentou a estudante.

Segundo relatos de estudantes e membros das comissões de formatura, a Imagem Eventos manteve uma postura profissional até os últimos dias, realizou reuniões para ajustes finais e até vendeu ingressos extras e pacotes avulsos na semana anterior ao cancelamento. “Eles agiram com normalidade até o último instante. Ninguém imaginava que isso poderia acontecer”, disse H.M.C, estudante de medicina de outra turma da Unic afetada.

O aluno relatou que a empresa já apresentava sinais de instabilidade financeira, mas garantia que tudo estava sob controle. “Em reuniões, questionamos sobre dívidas e negativações, mas eles sempre diziam que não havia motivo para preocupação. Agora, estamos todos frustrados e desconfiados de outras empresas do setor”, afirmou ao PNB Online. No seu caso, a turma tinha um contrato de mais de R$ 1 milhão com a empresa.

Além do prejuízo financeiro, o cancelamento das festas trouxe um impacto emocional para os formandos. “A nossa era a maior turma de medicina da Unic, com 140 alunos. Eles disseram que fariam uma estrutura modular para comportar todos, já que não havia local adequado. Mostraram fotos, vídeos, projetos. Agora, faltando um ano para a nossa formatura, bate o desespero”

O que diz a empresa

A empresa afirmou que seu pedido de recuperação judicial foi protocolado na Vara Especializada de Recuperação Judicial da Comarca de Cuiabá. Segundo o comunicado, a Imagem pretende reagendar os eventos ou, caso haja rescisão, devolver os valores pagos de acordo com critérios que serão estabelecidos no processo judicial. A empresa também declarou que os formandos que adquiriram pacotes fotográficos receberão os links de acesso às imagens conforme o cronograma previsto.

No momento da publicação desta reportagem, os perfis da empresa nas redes sociais estão desativados. No Google, a empresa aparece como “permanentemente fechada”.