quarta-feira, 28/02/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAEscritório de Projetos dará apoio técnico na área social aos municípios

Escritório de Projetos dará apoio técnico na área social aos municípios

Banner animado

PROJETOS

SANDRA CARVALHO - Setas/MT

Jana Pessôa/Setas-MT
Secretário Valdiney de Arruda anuncia criação do escritório de projetos à APDM

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda anunciou, durante reunião com a diretoria da Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso (APDM) na manhã da quinta-feira (05.02) a criação de um Escritório de Projetos para dar suporte técnico aos municípios a fim de fortalecer a rede de proteção social em Mato Grosso. 

“Queremos conhece e entender o planejamento estratégico da APDM para caminharmos de forma integrada, evitando o desperdício e a concorrência de ações. Se queremos realmente a transformação, aproveitando o que ficou de bom do passo e evoluindo em conjunto, em sintonia”, ponderou o secretário. 

Essa estratégia, segundo Valdiney de Arruda, deverá ser transformada num pacto de proteção social envolvendo também outras instituições como Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público do Trabalho (MPT). 

Betânia da Cruz e Silva, presidente da APDM e primeira dama de Acorizal, destacou a importância da parceria da entidade com a Setas para o fortalecimento das ações sociais dos municípios e dos Conselhos Municipais de Assistência Social e outros conselhos afins, como os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

A secretária adjunta de Assistência Social da Setas, Marilê Ferreira, também foi enfática ao defender as ações em rede: “Muitos municípios tem excelentes projetos, porém percebe-se que às vezes falta conhecimento técnico para que eles sejam efetivados em favor da população. O problema não é tanto a falta de recursos como a falta de informação quanto aos instrumentos disponíveis para utilizá-los”. 

Várias outras ações devem ser disponibilizadas pela Setas a fim de fortalecer a rede de proteção social em Mato Grosso e que foram apresentadas durante a reunião com a diretoria da APDM pelo secretário Valdiney de Arruda. 

Um exemplo é a criação de uma plataforma para disponibilizar cursos de formação a secretários municipais de assistência social e conselheiros pelo sistema presencial e à distância, melhorar o conhecimento sobre o CadÚnico, e todas as ações propostas pela Política Integrada de Proteção social e que conta com a parceria da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

“Temos muito interesse nas agendas da Associação das Primeiras Damas nos municípios porque a Setas quer participar das visitas a campo para fortalecer os polos. Temos que enfrentar a realidade por meio de ações de inclusão produtiva”, concluiu o secretário. 

Também participaram da reunião representando a APDM as primeiras damas de Santo Antônio do Trivelato, Euristela de Campos Ferreira, de Tangará da Serra, Helena Simões Junqueira, a assistente social Letícia de Arruda Albuquerque e a consultora Valentina Dregoni.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes