sábado, 02/03/2024
Banner animado
InícioGeralCiência e TecnologiaEstudantes brasileiros vencem desafio mundial da Nasa com 150 países

Estudantes brasileiros vencem desafio mundial da Nasa com 150 países

Banner animado

Por Vitor Guerra

Imagem de capa para Estudantes da Unicamp vencem desafio mundial da Nasa com 150 países
A equipe formado por alunos da Unicamp desbancou mais de 50 mil competidores. e venceu o desafio da Nasa. Incrível! Foto: Alex Calixto.

Brasil no topo! Uma equipe formada por estudantes da Unicamp, em São Paulo, venceu uma competição internacional organizada pela Nasa. Foram mais de 150 países envolvidos e o título foi nosso. Parabéns galera!

O Space App Challenge é promovido anualmente pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. Na edição mais recente, foram mais de 57 mil inscritos, de 152 países. A competição é movida por atividades propostas pela agência, que incentivam os concorrentes na busca por soluções inovadoras a fim de melhorar a vida na Terra e no espaço.

No total, dez projetos foram premiados e o time da Unicamp – batizado de Greetings from Earth (saudações da Terra), buscou um dos prêmios. Público, gratuito e de qualidade!

Greetings from Earth

A equipe foi formada pelos alunos de Engenharia da Computação Andreas Cisi Ramos, Bruno Amaral Teixeira de Freitas, Bernardo Panka Archegas, Naim Shaikhzadeh Santos e Felipe Gabriel Brabes da Silva, além de Daniel Yuji Hosomi, da Ciência de Computação.

Para ganhar o prêmio, eles bolaram uma plataforma que dá “aulas” a um habitante de um planeta distante sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra.

É tipo um Alô alô Marciano, aqui quem fala é da terra!

Mensagem para alienígena

No site, que transmite a mensagem para o alienígena, os estudantes fizeram questão de destacar a importância primordial dos oceanos na nossa vida.

Com gráficos, modelos 3D, imagens de satélite e até mesmo um jogo de perguntas e respostas, o grupo focou nos fitoplânctons, organismos que vivem flutuando na superfície das águas.

E o mais legal, tudo foi elaborado com dados disponibilizados pela agência norte-americana!

“Sabíamos que o projeto tinha potencial, porém não imaginávamos que seríamos campeões. A sensação de ter vencido traduziu-se em uma felicidade extrema, especial por nosso trabalho ter vencido em uma categoria que destaca o projeto de maior potencial para melhorar a vida na terra”, disse Bruno, organizador e membro da equipe.

Os garotos foram premiados na categoria Impacto Galáctico: o Projeto com Maior Potencial para Melhorar a Vida no Planeta Terra ou no Universo.

Malas prontas para os EUA

E a premiação é nada mais nada menos do que uma visita à sede da Nasa, em Washington D.C.

Além disso, os estudantes vão conhecer o Goddard Space Flight Center, local onde foi produzido o James Webb, telescópio mais famoso do mundo. Em julho eles embarcam para a terra do Tio Sam!

“Ainda não caiu a ficha que conseguimos ser um dos 10 vencedores e que terei a oportunidade de visitar os Estados Unidos pela primeira vez”, disse Andreas.

Para o rapaz, o prêmio abre muitas portas.

“Acredito que essa experiência será inestimável, abrindo portas significativas para o meu futuro como desenvolvedor e também dos meus colegas”, concluiu.

Várias equipes da Unicamp participaram do desafio. Foto: Alex Calixto.

Várias equipes da Unicamp participaram do desafio. Foto: Alex Calixto.

SNB /Com informações de Unicamp. 

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes