sexta-feira, 23/02/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioExportação de soja de Mato Grosso cresce 2,8%

Exportação de soja de Mato Grosso cresce 2,8%

Banner animado

Mato Grosso exportou, mês passado, 4,61 milhões de toneladas de soja, crescimento de 2,87% no comparativo com o mesmo período do ano passado. O total do primeiro trimestre indica que o ritmo dos negócios caiu 12,62% ante ao mesmo período de 2022, exportando 7,57 milhões de toneladas, pautado pelo atraso na retirada da soja em Mato Grosso e nos entraves logísticos (congestionamento nos portos e problemas ferroviários, que limitaram os envios no Arco Sul).

Analisando o fluxo de envios dos portos, o Arco Norte (dentre eles Miritituba-Pará), nos três primeiros meses, aumentou em 2,18 pontos percentuais a sua participação em relação ao ano passado, embarcando 51,31% da produção compradas por clientes na Espanha, Turquia, Argentina, Holanda e outros países.

Por fim, mesmo com a China comprando 5,03 milhões de toneladas de janeiro a março, o apetite da grande potência asiática está 5,51% menor que o do mesmo período do ano passado, o que pode ser um ponto de atenção para Mato Grosso caso os envios não se intensifiquem nos próximos meses.

O balanço é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, no boletim semanal da soja.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes