terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbienteFENÔMENO RARO NA REGIÃO: tornado atinge assusta moradores da zona rural;...

FENÔMENO RARO NA REGIÃO: tornado atinge assusta moradores da zona rural; veja vídeo

Banner animado

Fenômeno surpreende meteorologistas, já que não é comumente avistado nessa área do Brasil

tornado
Foto: reprodução/redes sociais

VEJA VÍDEO

Um tornado atingiu a pequena cidade de Estrela de Alagoas, no agreste alagoano, nesta quinta-feira (22). Pelas imagens compartilhadas nas redes sociais, é possível notar a nuvem em forma de “funil” tocando o solo, com vento girando em alta velocidade, o que caracteriza o fenômeno.

Vídeos feitos no local mostram que o tornado causou danos por onde passou na zona rural, como o destelhamento de algumas casas.

Além do susto causado nos moradores da região, o tornado chamou a atenção dos meteorologistas, já que esse tipo de fenômeno raramente é avistado em áreas do Nordeste, sendo mais comum no Sul e Sudeste, por exemplo.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) do estado emitiu um comunicado confirmado o fenômeno. De acordo com a entidade, o tornado foi classificado como F0 na escala Fujita, caracterizando-se por ventos ciclônicos com velocidades inferiores a 117 km/h, “que causaram danos limitados”.

O que é um tornado

Tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão, e que se materializa quando seu funil toca o chão conectando uma nuvem de tempestade ao solo, informa o órgão do governo alagoano.

No caso do município de Estrela de Alagoas, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, criou uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera. Essa mudança favoreceu o aumento da velocidade do vento.

Segundo a meteorologia, os tornados têm curtíssima duração, atuando por poucos minutos, o que torna a previsibilidade bastante complexa. Causam ventos muito fortes e que podem variar de pouco mais de 100 km/h até mais de 300 km/h.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes