quarta-feira, 21/02/2024
Banner animado
InícioComportamentoIdoso de 101 realiza sonho: formado no ensino médio após 80 anos

Idoso de 101 realiza sonho: formado no ensino médio após 80 anos

Banner animado
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Idoso de 101 realiza sonho: formado no ensino médio após 80 anos
Merril conseguiu a tão sonhada formatura após esperar 80 anos pelo diploma do ensino médio – Foto: arquivo pessoal

Foram 80 anos de espera para receber o diploma do ensino médio e, agora, Merrill Pittman Cooper, de 101, pôde realizar esse sonho, que estava guardado durante todo esse tempo.

Para o idoso, receber o diploma é muito significativo. Na época, a instituição era uma das poucas escolas para pretos do estado da Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos.

Merril contou que nunca pôde se formar porque a mãe devia a última mensalidade e o dinheiro que ganhava, como empregada doméstica, não dava para quitar a dívida.

Agora, com uma carreira estabilizada, ele ganhou uma surpresa dos familiares. Merril não só conseguiu resgatar o diploma, como teve uma cerimônia de formatura com direito a beca e tudo mais! E o sorriso dele não esconde a felicidade desse momento, não é?

Herança escrava

Merril estudou no Storer College em Harpers Ferry, de 1934 a 1938. A escola era um internato fundado após a Guerra Civil, que educou crianças anteriormente escravizadas.

O idoso contou que sabia a dificuldade da mãe para pagar as mensalidades. Então, quando terminou aquele último ano, incentivou a família a se mudar para a Filadélfia, onde encontrariam melhores condições de vida.

“Ela trabalhou tanto e tudo se tornou tão difícil que decidi que seria melhor desistir de continuar na escola”, disse ele.

Muitas conquistas vieram

Após a mudança de estado, Merril conseguiu um emprego em uma loja de roupas femininas e passou a ajudar a pagar as contas. Em 1945 ele foi contratado como operador de bonde urbano. Foi onde conseguiu se estabilizar e melhorar de vida.

“Foi difícil quando comecei”, disse, lembrando do racismo que sofreu. “Eu não gostaria de repetir algumas das coisas que as pessoas me disseram quando me viram operando o bonde. Tivemos que ter a Guarda Nacional a bordo para manter a paz.”

Mesmo conquistando muita coisa na vida, o desejo de ter o diploma nunca foi apagado, de fato.

“Com o passar do tempo, pensei que provavelmente era tarde demais, então deixei isso para trás e tirei o melhor da situação”, disse.

Formatura

Para ajudar Merril a realizar o grande sonho, a família procurou a equipe da escola, que trabalhou com parceiros locais, regionais e estaduais para homenagear o idoso com uma cerimônia de formatura mais que especial.

“Nunca imaginei que algo assim pudesse acontecer”, comemorou o idoso.

Merril recebeu o diploma do superintendente das Escolas do Condado de Jefferson, Bondy Shay Gibson-Learn, que viajou de West Virginia para a ocasião.

Representantes da Storer College Alumni Association e do Harpers Ferry National Historical Park também fizeram discursos virtualmente da Harpers Ferry.

“Não consigo pensar em um dia mais feliz”, disse o idoso, que agora exibe o diploma emoldurado na cômoda do quarto.

“Mesmo que tenha demorado um pouco, estou muito feliz por finalmente tê-lo”, disse ele.

O idoso exibe os diplomas que recebeu - Foto: arquivo pessoal

O idoso exibe os diplomas que recebeu – Foto: arquivo pessoal

Merril e a família durante a formatura exclusiva - Foto: arquivo pessoal

Merril e a família durante a formatura exclusiva – Foto: arquivo pessoal

SNB / Com informações de The Washington Post

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes