terça-feira, 21/05/2024
Banner animado
InícioColider Em EvidênciaLAMENTÁVEL, COLIDER PERDE VARA DO TRABALHO! Com a perda da unidade as...

LAMENTÁVEL, COLIDER PERDE VARA DO TRABALHO! Com a perda da unidade as ações trabalhistas passam a ser julgadas em Peixoto de Azevedo

Banner animado

Com a transferência da Vara do Trabalho de Colíder para Sinop, a jurisdição dos municípios de Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena passa a ser da Vara do Trabalho de Peixoto de Azevedo. 

TRT instala 3ª Vara de Sinop e garante agilidade no julgamento de ações no norte de MT

Como resultado de um estudo sobre as necessidades da sociedade e comunidade jurídica, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso instalou nesta quarta-feira (10) a 3ª Vara do Trabalho de Sinop. Localizada na região Norte, a cidade possui as duas varas trabalhistas com maior movimentação processual do estado. 

Ao inaugurar a nova unidade, a presidente do TRT/MT, desembargadora Adenir Carruesco, destacou que a ação faz parte da responsabilidade em promover justiça e igualdade em todo estado. “Que juntos possamos continuar a trabalhar para construir uma sociedade mais justa, inclusiva e próspera para as presentes e futuras gerações”, afirmou. 

A solenidade também foi prestigiada pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Aguimar Peixoto, que em sua fala agradeceu os presentes e destacou o grande crescimento de Sinop. Também compareceu à inauguração a juíza auxiliar da Presidência, Leda Lima. 

Em 2023, foram ajuizados cerca de 2,5 mil processos nas duas varas do trabalho de Sinop, fazendo com que elas ocupassem a 2ª e 3ª posição no volume de movimentação em Mato Grosso. Foram 6.500 processos trabalhistas em tramitação na cidade no ano passado, número maior que o de unidades da capital. No último ano foram realizadas cerca de 3 mil audiências em Sinop, o que representa 8% do total de audiências trabalhistas realizadas em todo o estado.

Com o crescimento da cidade, seja em números populacionais ou econômicos, houve aumento significativo das demandas trabalhistas. Segundo o juiz titular da recém-instalada 3ª Vara de Sinop, Müller da Silva, a nova unidade vai auxiliar na solução desses conflitos. “Vai contribuir muito para a sociedade, fazendo com que os conflitos trabalhistas sejam solucionados ou conciliados de forma mais rápida”.

Conforme o magistrado, Sinop possui uma diversidade de demandas trabalhistas que abrange o setor do comércio, da indústria e ações que envolvem entes públicos. “Isso demonstra a pujança nos diversos setores econômicos do município. O que faz com que, inclusive, seja mais difícil julgar essas demandas, porque não são casos repetitivos”. 

A inauguração da 3ª Vara na cidade também foi comemorada pelo vice-presidente da OAB de Sinop, Reinaldo Oliveira. “É mais uma conquista da sociedade e também da advocacia. É uma cidade que cresce exponencialmente e isso aumenta a demanda na Justiça do Trabalho. Protocolamos esse pedido junto ao Tribunal e agora conseguimos concretizar esse sonho”, afirmou. 

Transferência

Com a transferência da Vara do Trabalho de Colíder para Sinop, a jurisdição dos municípios de Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena passa a ser da Vara do Trabalho de Peixoto de Azevedo. 

A Vara do Trabalho de Colíder funciona agora como unidade itinerante. A presidente do Tribunal enfatizou que a implementação da Vara itinerante assegura que os cidadãos de Colíder continuem a receber atendimento jurisdicional de qualidade, com toda atenção e dedicação que merecem. “A sociedade de Colíder continua sendo uma prioridade para a Justiça do Trabalho. Esta medida reflete nosso compromisso inabalável com a justiça e a igualdade, garantindo que ninguém seja deixado para trás no acesso aos seus direitos trabalhistas”, afirmou.

A presidente do TRT/MT explicou ainda que a decisão de remanejar a Vara do Trabalho de Colíder para Sinop foi tomada após análise da movimentação processual e da distribuição de força de trabalho. “Nossa missão é garantir que a Justiça do Trabalho esteja mais acessível e próxima de onde sua presença é mais necessária, e a instalação desta terceira Vara em Sinop é um passo decisivo nessa direção”. 

Reforma 

A instalação de mais uma unidade no Fórum Trabalhista desembargador Geraldo de Oliveira, em Sinop, foi viabilizada pela reforma entregue em dezembro do ano passado. A obra adequou os espaços e criou mais duas salas de audiências, totalizando quatro salas para atender as três varas. 

Em razão do teletrabalho adotado pela Justiça do Trabalho para parte dos servidores, o espaço que antes era usado pela 2ª Vara será compartilhado pela equipe da 3ª Vara. Pelo atual modelo, o Fórum Trabalhista de Sinop está preparado para receber ainda mais uma vara, caso o crescimento da cidade justifique isso no futuro.

Da Redação Folha de Colider / Com Assessoria TRT/MT

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes