terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioLei que proíbe pesca comercial por 5 anos em MT entra em...

Lei que proíbe pesca comercial por 5 anos em MT entra em vigor

Banner animado

Segundo o governo estadual, o texto pretende dobrar o turismo de pesca esportiva com previsão de atrair turistas e gerar empregos para evitar redução de pescado. Ministério da Pesca se posicionou contra a proposta e disse que são hidrelétricas que afetam os peixes.

Por g1 MT

Rio largo e caudaloso atrai turistas para a pesca — Foto: Prefeitura de Brasnorte - MT

Rio largo e caudaloso atrai turistas para a pesca — Foto: Prefeitura de Brasnorte – MT

lei que proíbe a pesca comercial por cinco anos no estado entrou em vigor nesta segunda-feira (1°). A proposta foi aprovada no dia 28 de junho, com um placar de 15 votos favoráveis e oito contrários, na segunda votação na sessão ordinária na Assembleia Legislativa, em Cuiabá.

A lei afeta, diretamente, ao menos 15 mil famílias pescadores artesanais registrados no Ministério da Pesca, que se posicionou contrário ao texto.

Segundo o governo, a normativa pretende dobrar o turismo de pesca esportiva com previsão de atrair turistas e gerar empregos. De acordo com a lei, fica proibido o transporte, armazenamento e comercialização do pescado por um período de cinco anos, o que gerou indignação do segmento pesqueiro.

Ainda de acordo com o governo estadual, a medida é necessária por causa da redução dos estoques pesqueiros, o que coloca em risco várias espécies nativas no estado.

Assembleia discute projeto que pode proibir pesca comercial por cinco anos em MT — Foto: Assembleia MT

Assembleia discute projeto que pode proibir pesca comercial por cinco anos em MT — Foto: Assembleia MT

Posição do Ministério da Pesca

Na quinta-feira (15), o Ministério da Pesca e Aquicultura se posicionou contra a proposta. De acordo com a pasta, preterir a pesca artesanal em prol da pesca amadora e esportiva, como quer o governo estadual, é uma infração à Lei da Pesca.

A principal razão pela morte do pescado, conforme o governo federal, é a construção de barragens de usinas hidrelétricas ao longo dos rios, e não da atividade pesqueira.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes