quarta-feira, 28/02/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbienteLua “cruza” com Júpiter enquanto se afasta do Sol

Lua “cruza” com Júpiter enquanto se afasta do Sol

Banner animado

A caminho do afélio (ponto mais distante do Sol), a Lua faz sua última visita da “turnê” de novembro pelos planetas do Sistema Solar

Flavia Correia 

Créditos: muratart – Shutterstock (fundo). Montagem: Olhar Digita

Neste sábado (25), a Lua alcançará o afélio, que é o ponto de sua órbita mais longe do Sol. Isso acontece às 20h49 (pelo horário de Brasília), quando ela estará a 0,9894 unidades astronômicas (UA) da nossa estrela hospedeira –  algo em torno de 148,4 milhões de km. 

Enquanto isso, a Terra estará entre os dois, a uma distância de 0,9871 UA do Sol (aproximadamente 148 milhões de km).

Antes de chegar a esse ponto, a Lua ainda fará a última visita de sua “turnê mensal” de novembro pelos planetas do Sistema Solar. Depois de passar por VênusMercúrio e Saturno, ela se aproxima de Júpiter, em um fenômeno conhecido como conjunção astronômica.

Conjunção entre Lua e Júpiter não poderá ser vista

De acordo com o guia de astronomia InTheSky.org, isso acontece também no sábado, às 8h14 da manhã, quando a Lua vai passar a 2°46′ ao norte do gigante gasoso.

Configuração do céu no momento da conjunção entre a Lua e Júpiter neste sábado (25). Crédito: SolarSystemScope

No entanto, devido à posição dos astros abaixo da linha do horizonte, eles não poderão ser observados neste momento. Do ponto de vista de um observador baseado em São Paulo, por exemplo, a dupla estará visível apenas a partir das 16h29, permanecendo no céu até 3h49. 

De qualquer forma, mesmo já não estando mais efetivamente em conjunção, Lua e Júpiter ainda poderão ser vistos muito próximos um do outro ao longo da noite (não o suficiente para caberem dentro do campo de visão de um telescópio, mas facilmente observáveis a olho nu ou através de um par de binóculos).

Crédito:Olhardigital

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes