
Sorriso/Sinop: Carros de luxo e R$ 6,5 milhões são apreendidos pela PF
A PolÃcia Federal apreendeu nesta terça-feira (4) quatro veÃculos de luxo, joias e aproximadamente R$ 6,5 milhões em dinheiro, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, durante a Operação ‘Veraneio’. Os carros e o dinheiro pertenciam a uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, alvo da operação deflagrada pela polÃcia para cumprir 48 mandados de prisão temporária, de condução coercitiva e de busca e apreensão, em Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Amazonas.
Foram presos quatro suspeitos de integrar a organização criminosa, em Sinop e Sorriso. Outros três mandados de prisão foram cumpridos em Campinas, Sorocaba, e na capital paulista, conforme o delegado Samir Zugaibe. Além dos mandados de prisão, a polÃcia cumpriu 24 mandados de busca e apreensão e 17 de condução coercitiva.
Parte das apreensões foram feitas em um aeroporto usado pela quadrilha para alterar a identificação das aeronaves usadas para o transporte da droga. Outro mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência, no Bairro Maria Vindilina, em Sinop.
Assessoria
Foram apreendidos dinheiro em espécie, em euro, dólar e real, e cheques, segundo a PF. Também foram recolhidos documentos.
Segundo as investigações, a quadrilha montou uma base de operações em uma fazenda localizada em Sinop, onde fazia adaptações nos aviões de pequeno porte adquiridos no Brasil para o transporte de cargas. No local, também era feita a adulteração do número de identificação da aeronave.
Porém, o tráfico não era feito no Brasil. As aeronaves buscavam cocaÃna na Venezuela e transportavam a droga até Honduras. Lá, naquele paÃs, o avião também era abandonado e os traficantes retornavam para o Brasil em voo comercial. A quadrilha transportava pelo menos uma tonelada de droga por mês, conforme estima a polÃcia.
Em Minas Gerais, a polÃcia cumpriu mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão em Belo Horizonte, Pará de Minas e Formiga, enquanto no Amazonas, em Manaus e Tabatinga. Já em São Paulo, além das três cidades onde foram efetuadas prisões, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva em Atibaia, TatuÃ, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Ribeirão Preto.
Assessoria